17/12/2018

Releases mensais de 2018


Aqui reunimos as notas-release dos encontros mensais de 2018, e de outros eventos que rolaram no ano, a título de organização e consulta rápida, como um clipping. Textos de Kleris Ribeiro, Alessandra Medina e Brunna Carolinne.

Clube de Janeiro

Tema: Livro Interativo Geração Y ganha destaque em encontro do Clube do Livro Maranhão (link)
Livro do mês aborda o comportamento através de listas

O que a sua lista de afazeres diz sobre você? Melhor: o que as listas da geração Y revelam sobre nós?

No espírito “Buzzfeed” de ser, Manuela Barem compilou “feels”, fatos, curiosidades e comportamentos da maior geração da atualidade e tudo isso em 58 listas compartilháveis, humoradas e nada mais que geniais. Entre o inusitado, cultura pop e o cotidiano, o livro 58 listas – 33 úteis & 25 nem tão úteis (Editora Paralela) abre todo tipo de conversa, da fascinação aos desconfortos desta geração que não consegue mais viver sem tecnologia, mas sem deixar o humor ou o velho saudosismo pelos anos 90 de lado. Se você se identifica com o tema, ou nasceu entre 1982 e 2000 aproximadamente, não pode perder o primeiro encontro de 2018 do Clube do Livro Maranhão! Outras gerações, claro, também são bem-vindas.

No clima das listas, eis aqui 5 coisas que você precisa saber sobre o Clube de Janeiro:
1) será no dia 27, às 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati - São Luís/MA) – marque na agenda!
2) a entrada é gratuita e pode levar amigos – após se inscrever, é só chegar;
3) a leitura não é obrigatória, apenas sugerida, assim leitores podem aproveitar melhor a discussão;
4) livros interativos é o tema do mês – vamos falar sobre eles também;  e
5) o #lookdodia é branco em homenagem ao #janeirobranco* – campanha de conscientização sobre Saúde Mental.


Clube de Fevereiro

Entenda o tema: Livro que saiu do Wattpad
Clube do Livro Maranhão discute violência no seio familiar (link
“Sorrisos Quebrados”, livro do mês, impacta ao falar sobre violências psicológicas

Autoaceitação, vulnerabilidade e resiliência nunca foram tão discutidos como agora. É nessa perspectiva de colorir o mundo após tantas violências que Sofia Silva trouxe “Sorrisos Quebrados” (Editora Valentina), que faz parte de uma série de livros sobre superação, nascida na plataforma de publicação independente na internet. De encontro com o tema de fevereiro – livro saído do Wattpad, o Clube do Livro Maranhão convida leitores para discutir sobre o cenário de publicação independente, as tendências de temas explorados nas atuais produções e sobre como Sofia nada contra a maré quando aborda em sua literatura o relacionamento abusivo como violência.
O Clube de Fevereiro será no sábado do dia 24, às 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís/MA); entrada gratuita. Participe!

*Atenção - GATILHOS: o livro pode conter cenas intensas, com violência ou sugestão de violência, de diversos tipos. 


Clube de Março

Entenda o tema: Relacionamento Abusivo na literatura
Clube de Março promove encontro sobre relacionamentos abusivos (link)
Best-seller que divide opiniões guia a conversa

Neste março, mês que reforça a luta das mulheres e a informação sobre reivindicar seu espaço, vale retrabalhar a consciência sobre dependência emocional, machismo e relacionamentos tóxicos. É nesse contexto que “Belo Desastre” (Editora Verus) da Jamie McGuire, livro ícone do gênero novo adulto e primeiro de uma série, promete movimentar o encontro do Clube do Livro Maranhão, por trazer uma trama romântica baseada em uma relação conturbada. O Clube de Março será no sábado do dia 24, às 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís/MA); entrada gratuita. Participe!


Clube de Abril 

Entenda o tema: Perfil que virou livro
Clube de Abril fala sobre interatividade em livro transmídia (link)
As barreiras da ficção nunca estiveram tão tênues como nesta releitura do clássico “Orgulho e Preconceito”

E se Lizzie Bennet existisse? E se ela tivesse redes sociais? E se ela começasse um vlog? E se nem tudo ela revelasse perante as câmeras? O que Lizzie teria escondido de nós?

Devia ser uma verdade inevitavelmente conhecida que alguém que se arrisque em formar uma voz na internet, devia estar consciente de um implícito contrato do que expor ou não expor perante suas mídias. É isso que norteia a personagem clássica n’O diário secreto de Lizzie Bennet (editora Verus), peça-chave da websérie The Lizzie Bennet Diaries, que tem por roteiro o enredo de “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen.
O Clube do Livro Maranhão vem, nesse sentido, falar sobre nossas relações de interatividade, youtubers, produção de conteúdo, mídias sociais, isso sem deixar de lado os personagens do clássico inglês, as releituras e as barreiras da ficção. O Clube de Abril será no sábado do dia 28, às 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís/MA); entrada gratuita. Participe!


Clube de Maio

Entenda o tema: Livro estrangeiro premiado
Clube de Maio discute livro premiado (link)
“A Cor Púrpura” fala sobre racismo e machismo

No encontro do mês de maio, o Clube do Livro Maranhão debate a obra A Cor Púrpura, da escritora norte-americana Alice Walker. Vencedor do Pulitzer de Ficção e do National Book Award, o livro nos apresenta os Estados Unidos da primeira metade do século XX e sua sociedade profundamente marcada pelas desigualdades sociais e raciais. O tema da discussão é “livro estrangeiro premiado” e convidamos os leitores para falar sobre esse clássico da literatura americana, que também ganhou adaptação para as telonas.
O Clube de Maio (aqui) ganhou uma nova data e será no sábado, dia 09 de junho, às 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís/MA); entrada gratuita. Participe!


Clube de Junho

Entenda o tema: Animais na literatura
Maratona #ClubedoLivroMa (link)
Este post teve update em função de paralisações*

Sucesso de bilheteria e de vendas, “Marley e eu” chega para conquistar! Com seu coração puro e suas travessuras, essa pequena grande figura traz toda uma reflexão sobre dividir a nossa vida com animais. O Clube de Junho (aqui) será no dia 09, às 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís/MA). Entrada franca!






Clube do Livro realiza diversos eventos literários neste junho
Parcerias com editoras dão destaque às mulheres na literatura


O mês promete começar os agitos desde cedo para evitar choques com as datas da Copa do Mundo. Serão dois eventos literários para preencher os sábados dos leitores – Paralela com Você da editora Paralela e o V Encontro de Fãs de Romance de Época da editora Arqueiro.

Enquanto a Paralela traz, no sábado do dia 02, muitas mulheres da casa editorial para arrebatar, no sábado do dia 16 as séries de livros da Arqueiro chegam na ousadia para cativar. Todos os eventos são abertos ao público, a partir das 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís/MA), com dinâmicas e brindes das editoras. Não perca!


Clube de Julho

Entenda o tema: Universo Harry Potter
Clube de Julho se dedica ao universo Harry Potter (link)
Encontro reúne leitores para rememorar o começo da saga

Saga que conquistou e formou leitores no mundo todo ganha destaque neste mês de julho no Clube do Livro Maranhão. Em homenagem ao aniversário da autora, J.K. Rowling, e de seu mais icônico personagem, o encontro promete emocionar leitores com o debate do primeiro livro da série – Harry Potter e a Pedra Filosofal (editora Rocco). O Clube de Julho será no sábado do dia 28, a partir das 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís/MA); entrada gratuita. Participe!


Planeta de Leitores

Planeta de Leitores MA: o sexto encontrão (link)
Ele fechou a segunda temporada e vai abrir a terceira com seu mais novo lançamento!


Clube de Agosto

Entenda o tema: Livros de Vestibular
Clube de Agosto promove conversa sobre a presença de obras clássicas em sala de aula
"A Hora da Estrela", romance intimista de Clarice Lispector, ganha destaque no encontro literário

Escrito em 1977 por Clarice Lispector, "A Hora da Estrela" (Editora Rocco) já foi várias escalado para provas de vestibulares em todo o Brasil. De cunho autobiográfico, a obra aborda questões como amor, família, solidão, religião, moral, vida e morte por meio de aprofundamento psicológico dos personagens. A proposta do encontro é debater a respeito do primeiro contato das pessoas com literatura nacional renomada, sua apresentação em sala de aula e o impacto da autora brasileira modernista Clarice Lispector. O Clube de Agosto será no sábado (25), a partir das 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati - São Luís/MA). A entrada é gratuita. Participe!


Clube de Setembro

Entenda o tema: Saúde Mental
Clube de Setembro conversa sobre a importância de o ser humano cuidar da saúde mental (link)
"Psicose", romance que trata acerca da violência psicológica, é livro-tema do encontro de setembro

"Psicose" (Editora Darkside Books) é muito mais que um livro de horror. Escrito por Robert Bloch e publicado em 1959, o romance apresenta um grande dilema aos leitores: uma pessoa é má por natureza ou produto do meio em que vive? Com base na campanha sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, o encontro traz um debate sobre a influência do psicológico no comportamento humano. Ressalta-se que o livro pode conter gatilhos envolvendo cenas de violência, suspense e terror. O Clube de Setembro será no sábado (22), a partir das 14h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati - São Luís/MA). A entrada é gratuita. Participe!



Clube de Outubro

Entenda o tema: Fantasia 
Feéricos e magia no Clube de Outubro
No encontro, conheceremos as traiçoeiras terras mágicas de "Corte de Espinhos e Rosas"

No mês do Halloween, vamos adentrar ao fantástico (e, por vezes, tenebroso) mundo das fadas com “Corte de Espinhos e Rosas” (Galera Record), de Sarah J. Maas. Vamos seguir a corajosa Feyre em sua conturbada jornada pelas terras féericas, enfrentando ameaças e descobrindo o amor mesmo nos lugares mais obscuros. Então prepare seu mapa e calce suas botas de exploração para se embrenhar conosco por essas cortes malévolas, que o nosso encontro acontece no sábado, dia 20 de Outubro, a partir das 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati - São Luís/MA). Participe!



Clube de Novembro

Entenda o tema: Não ficção
Clube de novembro conversa sobre o feminismo de Virginia Woolf

“Um teto todo seu” é o livro-tema deste mês

Um teto todo seu (A Room of One's Own, 1929) é um ensaio em que encontramos a famosa citação "Uma mulher deve ter dinheiro e um teto todo seu se ela quiser escrever ficção". A obra de Virginia Woolf surpreende do começo ao fim. Em suas linhas, Woolf trabalha o feminismo com ousadia e de forma leve, com personagens que enfrentam a dura realidade de ter suas competências questionadas por serem do sexo feminino. Enquanto homens eram estimulados a desenvolver sua criatividade, às mulheres restava o papel de submissão. 
O trabalho nasceu a partir de duas palestras chamadas “As mulheres e a ficção”, que Virginia dedicou para a plateia essencialmente feminina da Sociedade das Artes, na Londres de outubro de 1928. No encontro deste mês, o Clube discute o que Virginia Woolf nos denuncia: a falta de liberdade das mulheres para trabalhar com a escrita e a redução do papel da mulher. O Clube de Novembro será no sábado (24), a partir das 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati - São Luís/MA). A entrada é gratuita. Participe!


Clube de Dezembro

Entenda o tema: Best-seller em 2017 pela lista Publish News
Clube de Dezembro encerra atividades com o fenômeno "O conto da Aia"
Livro enreda realidade alternativa desprovida de direitos humanos

Distopia futurística que dialoga inescrupulosamente com a realidade, “O conto da Aia” de Margaret Atwood (Editora Rocco) é um clássico moderno de 1985 que ganhou destaque após as eleições presidenciais de uma das maiores potências do mundo, no qual seu representante se mostrou propenso à violência, opressão e conservadorismo, características estas semelhantes à brutal ficção de Margaret, que caiu “como uma luva” de referências. No enredo, o Estado é teocrático e totalitário, onde as mulheres são propriedade do governo e exploradas conforme convir para o “bem social”.
A obra ganhou ainda mais força ao ser adaptada para a Tv, de título homônimo (“The Handmaid’s Tale”), que conta com duas temporadas e já encomendou mais uma. A autora, aliás, anunciou recentemente uma continuação do livro para 2019, vez que participa da produção da série, o que muito contribuirá para manter a obra no topo dos mais vendidos.
É nesse cenário de discutir o fenômeno dos best-sellers e como a literatura pode disseminar mensagens importantes que o Clube de Dezembro traz “O conto da Aia”, encerrando as atividades de 2018 ao melhor estilo de confraternização com os leitores.
O encontro será no sábado do dia 15, a partir das 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís/MA); entrada gratuita. A leitura não é obrigatória. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.