03/09/2018

Clube de Setembro conversa sobre a importância de o ser humano cuidar da saúde mental

Data e horário atualizado*

"Psicose", romance que trata acerca da violência psicológica, é livro-tema do encontro de setembro



"Psicose" (Editora Darkside Books) é muito mais que um livro de horror. Escrito por Robert Bloch e publicado em 1959, o romance apresenta um grande dilema aos leitores: uma pessoa é má por natureza ou produto do meio em que vive? Com base na campanha sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, o encontro traz um debate sobre a influência do psicológico no comportamento humano. Ressalta-se que o livro pode conter gatilhos envolvendo cenas de violência, suspense e terror. O Clube de Setembro será no sábado (22), a partir das 14h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati - São Luís/MA). A entrada é gratuita. Participe!


Sobre o livro
Psicose conta a história de Norman Bates, um homem solteiro atormentado por sua mãe controladora. Norman é proprietário de um motel que está perdendo clientes após criação de estrada alternativa que desvia o caminho dos visitantes. Em uma noite chuvosa, Mary vai parar no Bates Motel. A mulher está fugindo do chefe, pois furtou os 40 mil dólares que deveria depositar em um banco. E a partir daí o suspense vai só aumentando. Durante a leitura, é possível conhecer algumas nuances psicológicas que permeiam a mente de Norman Bates e os motivos que justificam seus comportamentos psicóticos.
Em 1960, o livro ganhou adaptação dirigida por Alfred Hitchcock. O cineasta comprou os direitos do livro de Robert Bloch e depois adquiriu todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém lesse a obra e, consequentemente, seu final não fosse revelado. O filme, que tem a cena icônica do chuveiro e trilha sonora arrepiante, custou 800 mil dólares e faturou 60 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro. O longa recebeu um "prólogo contemporâneo": a série "Bates Motel" (2013), que retrata a vida de Norman Bates e de sua mãe Norma antes dos eventos do filme de Hitchcock.

Adicione no Skoob 


Sobre o autor
Robert Albert Bloch foi escritor e roteirista nascido em 5 de abril de 1917 na cidade Chicago, em Illinois, Estados Unidos. Quando criança, ficou bastante impressionado com o cinema de terror e então começou a devorar revistas literárias da especialidade. Ainda aluno do ensino secundário, Bloch começou a escrever histórias e, com apenas dezenove anos, conseguiu vender o seu primeiro conto intitulado “The Feast In The Abbey”. Após a morte do escritor H. P. Lovecraft, em 1937, que era grande influenciador da obra de Bloch, este alargou os horizontes da sua ficção, ao incluir vodu, possessões diabólicas e magia negra nas suas histórias. Na década de 40, começou a demonstrar interesse pela mente de assassinos psicopatas, em parte por julgar ter esgotado o tema do sobrenatural. Em 1947, foi publicado seu primeiro romance, “The Scarf”, que conta a história de um jovem transformado em assassino por causa de um trauma de infância. “Psicose”, seu romance de horror mais conhecido, foi publicado pela primeira vez em 1959. Bloch procurou expandir a obra, de maneira que foi formada uma trilogia com a publicação de “Psycho II” (1982) e “Psycho House” (1990). Em decorrência de um câncer, Robert Bloch faleceu em 23 de setembro de 1994 na cidade americana Los Angeles, Califórnia.

Clube de Setembro
Dia 22/set
A partir das 14h
Livraria Leitura - São Luís Shopping
Entrada franca


Outros eventos mensais, veja aqui.
Ainda não conhece o clube? Agora é a hora!
Cadastre-se no site ou no Facebook e programe-se <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.