Nossos Projetos

CLUBE DE LEITURA



O Clube de Leitura (também reconhecido como Clube de Leitura Penguin em alguns estados) tem inspiração nas experiências norte-americana e inglesa, e foi possibilitado no Brasil por uma ação conjunta da editora Companhia das Letras e a Penguin, de 2010-2012. O Clube do Livro Maranhão foi um dos grupos a adotar essa parceria como modelo inicial de encontros - com livros e temas baseados no catálogo da Companhia por um ano. Hoje é uma referência aos encontros regulares (mensais), apesar de já se não ter o convênio com a editora-chefe, apenas parceria.

PLANETA DE LEITORES




O Planeta de Leitores é um projeto parceiro da Editora Planeta de Livros Brasil, o qual tem por objetivo promover encontros literários e aproximar os autores da casa de seus leitores. Cada encontro do projeto é pensado para ter um autor convidado, que a editora traz, conforme nosso perfil e agenda dos envolvidos. Já estamos na terceira temporada e tivemos 6 edições - com Mary Del Priore, Bruno Miranda, Cris Guerra, Eduardo Cilto e Daniel Bovolento (duas vezes!). 

MARANHÃO DE LEITORES




É um movimento que reúne e reconhece as leituras de maranhenses, para demonstrar nossa força e presença no cenário literário, também em resposta a preconceitos sobre atividades culturais fora do eixo Rio-SP. O projeto também aproxima pessoas e indica leituras. O manifesto desta causa se dá principalmente no instagram, com a hashtag #maranhãodeleitores. Conheça mais sobre aqui.


EBOOK -Encontro



“A conversa nunca é só sobre livros, é sobre a vida." Jô precisa seguir em frente; Leo, de expandir seus horizontes, Cássio, de diminuir o ritmo, Jordana, de uma oportunidade, e Petra, de fazer diferente. Todos, de alguma maneira, precisam de alguma coisa que lhe coloque nos trilhos novamente. Ao se encontrarem em uma roda de conversa sobre livros, alguns por serendipidade, outros por convite ou curiosidade, o bate-papo preenche seus anseios mais íntimos sem que percebam. Entre clubistas, pessoas que ainda não conhecem o projeto e pessoas que nunca imaginariam ter um contato mais íntimo com a leitura, visitamos um espaço precioso de leitores e histórias. 

Kleris Ribeiro acerta em cheio em demonstrar o poder dos livros e retratar as experiências “além das páginas” que podemos ter em “um dia de clube”. É assim que esta curtaficção, ao se alinhar à realidade, mostra que os clubes de leitura são um espaço para todos. Você sai de coração quentinho e em busca de um clube para chamar de seu <3 

“É envolvente, reflexivo, sensível e muito verdadeiro em retratar as diferentes perspectivas da literatura, da leitura e das relações humanas.” Talita Guimarães – autora de Vila Tulipa e Recorte!


ZINE MINUTINHOS

Agora o Clube traz zines!

#Minutinhos é um zine* distribuído gratuitamente nos encontros e eventos do Clube do Livro Maranhão, criação independente da clubista Kleris Ribeiro. O zine não tem periodicidade certa e traz conteúdos referentes ao universo da leitura. Aqui neste post reuniremos informações sobre as edições – conforme número – por isso vamos atualizar de tempos em tempos.

Curtiu alguma edição? Tem dicas de temas? Quer mandar algum recado pra gente? Você pode comentar e compartilhar!


Não sabe o que é zine*?
Zine vem de fanzine, ou melhor, fanatic magazine. São publicações econômicas, às vezes artesanais, que levam um conteúdo a um público por esse meio criativo e independente. Semelhante a minirevistas ou livretos, os zines têm tamanhos e materiais que divergem bastante entre si, pois depende muito do que a pessoa quer produzir e levar à frente. Quer saber mais? Veja esse artigo da Revista Capitolina.

Você produz zines e quer distribuir no Clube?
Se o seu público leitor converge com o nosso, mande-nos um e-mail com os seguintes dados: nome, título do zine, tipo de conteúdo, se é seriado, apresentação (apresente-se; e conte-nos sobre sua abordagem, a relevância do assunto, mais detalhes sobre o público, como/quando/por que você começou, porque você quer distribuir no Clube, etc). Envie para ma.clubedolivro@gmail.com A distribuição no nosso espaço estará sujeita a avaliação e aprovação da equipe.

Nº 1 – Conheça o Clube do Livro MA
O que somos, quem somos, o que fazemos, para quem fazemos, onde estamos, quando nos encontramos e por que é relevante. Faça parte!



Como não falar sobre o Clube na primeira edição? Neste zine, o CLM é apresentado em seus termos gerais para clubistas e novos e possíveis leitores/parceiros. Entre perguntas e respostas pontuais, o leitor tem uma visão ampla do que é hoje o Clube.


Nº 2 – Entendedores entenderão
O catálogo da Srta. Inventiva para livros peculiares



Quem acompanha o Clube nas redes sociais, já viu que de vez em quando lançamos dinâmicas pra brincar com os leitores. Em uma de nossas últimas, dedicada ao #diadelertododia (aqui), Kleris improvisou um catálogo de “livros peculiares”. Ao estilo easter egg, a leitura do zine possui diversas referências escondidas do mundo dos livros para o leitor se deliciar.



Nº 3 – Pequeno guia de expressões de grupos de leitores
Spin-off? Skoob? Plot? Prequel? YA? NA? Se você não sabe o que significam,
VOCÊ PRECISA urgentemente deste guia!



Neste zine, o leitor é apresentado a um guia interativo de termos e gírias típicas de leitores, de modo que possa avaliar por si seus conhecimentos e aprender novas palavras. Para tanto, o zine aumentou de tamanho.



Nº 4 – Um Tedxblog no universo literário
(especial para leitores)


Capa Zine 4

#Minutinhos traz textos e ideias, ao estilo TED Talk, direto da blogosfera literária. De leitores e voltados para leitores, os textos (autorizados) são reflexões pertinentes sobre preconceito literário e o horizonte de leituras. O zine segue o modelo do nº 3, de tamanho médio, e mais páginas de conteúdo.


Confira aqui os posts dos textos originais e os respectivos links citados

Texto 1 – Por que os brasileiros não gostam de literatura de fantasia? (link)
- Ruth Rocha comemora 50 anos de carreira: “Harry Potter não é literatura” (link)
- Dicas de livros de Fantasia nacional (link)

Texto 2 – Ode ao meio do caminho (link)
- Cena do filme Liberal Arts (link)
- Vídeo do canal Ariel Bisset (link)

Texto 3 – A importância de ler diferente (link)


P.S.: Somos principiantes; com o tempo, vamos acertar mais na impressão e manufatura :)


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.