Nossos Projetos

CLUBE DE LEITURA



O Clube de Leitura (também reconhecido como Clube de Leitura Penguin em alguns estados) tem inspiração nas experiências norte-americana e inglesa, e foi possibilitado no Brasil por uma ação conjunta da editora Companhia das Letras e a Penguin, de 2010-2012. O Clube do Livro Maranhão foi um dos grupos a adotar essa parceria como modelo inicial de encontros - com livros e temas baseados no catálogo da Companhia por um ano. Hoje é uma referência aos encontros regulares (mensais), apesar de já se não ter o convênio com a editora-chefe, apenas parceria.

PLANETA DE LEITORES




O Planeta de Leitores é um projeto parceiro da Editora Planeta de Livros Brasil, o qual tem por objetivo promover encontros literários e aproximar os autores da casa de seus leitores. Cada encontro do projeto é pensado para ter um autor convidado, que a editora traz, conforme nosso perfil e agenda dos envolvidos. Já estamos na terceira temporada e tivemos 6 edições - com Mary Del Priore, Bruno Miranda, Cris Guerra, Eduardo Cilto e Daniel Bovolento (duas vezes!). 

MARANHÃO DE LEITORES




É um movimento que reúne e reconhece as leituras de maranhenses, para demonstrar nossa força e presença no cenário literário, também em resposta a preconceitos sobre atividades culturais fora do eixo Rio-SP. O projeto também aproxima pessoas e indica leituras. O manifesto desta causa se dá principalmente no instagram, com a hashtag #maranhãodeleitores. Conheça mais sobre aqui.

ZINE MINUTINHOS

Agora o Clube traz zines!

#Minutinhos é um zine* distribuído gratuitamente nos encontros e eventos do Clube do Livro Maranhão, criação independente da clubista Kleris Ribeiro. O zine não tem periodicidade certa e traz conteúdos referentes ao universo da leitura. Aqui neste post reuniremos informações sobre as edições – conforme número – por isso vamos atualizar de tempos em tempos.

Curtiu alguma edição? Tem dicas de temas? Quer mandar algum recado pra gente? Você pode comentar e compartilhar!


Não sabe o que é zine*?
Zine vem de fanzine, ou melhor, fanatic magazine. São publicações econômicas, às vezes artesanais, que levam um conteúdo a um público por esse meio criativo e independente. Semelhante a minirevistas ou livretos, os zines têm tamanhos e materiais que divergem bastante entre si, pois depende muito do que a pessoa quer produzir e levar à frente. Quer saber mais? Veja esse artigo da Revista Capitolina.

Você produz zines e quer distribuir no Clube?
Se o seu público leitor converge com o nosso, mande-nos um e-mail com os seguintes dados: nome, título do zine, tipo de conteúdo, se é seriado, apresentação (apresente-se; e conte-nos sobre sua abordagem, a relevância do assunto, mais detalhes sobre o público, como/quando/por que você começou, porque você quer distribuir no Clube, etc). Envie para ma.clubedolivro@gmail.com A distribuição no nosso espaço estará sujeita a avaliação e aprovação da equipe.

Nº 1 – Conheça o Clube do Livro MA
O que somos, quem somos, o que fazemos, para quem fazemos, onde estamos, quando nos encontramos e por que é relevante. Faça parte!



Como não falar sobre o Clube na primeira edição? Neste zine, o CLM é apresentado em seus termos gerais para clubistas e novos e possíveis leitores/parceiros. Entre perguntas e respostas pontuais, o leitor tem uma visão ampla do que é hoje o Clube.


Nº 2 – Entendedores entenderão
O catálogo da Srta. Inventiva para livros peculiares



Quem acompanha o Clube nas redes sociais, já viu que de vez em quando lançamos dinâmicas pra brincar com os leitores. Em uma de nossas últimas, dedicada ao #diadelertododia (aqui), Kleris improvisou um catálogo de “livros peculiares”. Ao estilo easter egg, a leitura do zine possui diversas referências escondidas do mundo dos livros para o leitor se deliciar.



Nº 3 – Pequeno guia de expressões de grupos de leitores
Spin-off? Skoob? Plot? Prequel? YA? NA? Se você não sabe o que significam,
VOCÊ PRECISA urgentemente deste guia!



Neste zine, o leitor é apresentado a um guia interativo de termos e gírias típicas de leitores, de modo que possa avaliar por si seus conhecimentos e aprender novas palavras. Para tanto, o zine aumentou de tamanho.



Nº 4 – Um Tedxblog no universo literário
(especial para leitores)


Capa Zine 4

#Minutinhos traz textos e ideias, ao estilo TED Talk, direto da blogosfera literária. De leitores e voltados para leitores, os textos (autorizados) são reflexões pertinentes sobre preconceito literário e o horizonte de leituras. O zine segue o modelo do nº 3, de tamanho médio, e mais páginas de conteúdo.


Confira aqui os posts dos textos originais e os respectivos links citados

Texto 1 – Por que os brasileiros não gostam de literatura de fantasia? (link)
- Ruth Rocha comemora 50 anos de carreira: “Harry Potter não é literatura” (link)
- Dicas de livros de Fantasia nacional (link)

Texto 2 – Ode ao meio do caminho (link)
- Cena do filme Liberal Arts (link)
- Vídeo do canal Ariel Bisset (link)

Texto 3 – A importância de ler diferente (link)


P.S.: Somos principiantes; com o tempo, vamos acertar mais na impressão e manufatura :)


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.