Perguntas Frequentes

Atualizado em 02/05/2018

Para entrar em contato, envie um e-mail para ma.clubedolivro@gmail.com ou fale direto com uma de nossas coordenadoras (inbox do instagram @clubedolivroma).


DÚVIDAS FREQUENTES PARA NOVATOS


Por que tenho que enviar os meus dados para cadastro?
Os dados são para nossa análise interna, onde podemos ter uma noção de frequência, alcance e contato com os inscritos. Eles também ajudam para formatar um censo e levantamento relativo ao leitor brasileiro. 

Como faço para ser clubista?
Para a pessoa conseguir o título de clubista oficial, deve:
- Seguir/curtir os perfis do @clubedolivroma nas redes sociais, onde concentramos informações importantes;
- Preparar-se e se programar para o debate mensal, quanto ao livro e tema (mas a leitura não é obrigatória);
- Comparecer em três encontros mensais seguidos.
Ao cumprir, o usuário é adicionado ao grupo do Clube no Whatsapp (grupo exclusivo), e tem direito a voto no fim do ano, se permanecer com seu título.
Obs: Todo encontro/evento tem um link correspondente no Facebook - veja na aba EVENTOS.

Como manter o título de clubista oficial?
- Ser um participante assíduo de encontros e eventos promovidos pelo Clube;
- Em caso de falta (por motivos de doença, reunião familiar, trabalho/faculdade), enviar uma mensagem privada para Fernanda, Ianara ou Kleris no dia do encontro. Sem justificativas por três meses, o usuário perde o titulo e precisa retomar como usuário iniciante. 

Importante!
- Em encontros e eventos, caso tenha a camisa e/ou botton, use-os, pois faz parte de nossa identidade. 
- Faça postagens ou compartilhe postagens sobre os encontros e eventos que você participa, pois isso ajuda na divulgação dos mesmos;
Caso ocorra alteração de data ou horário, haverá postagens pelas redes sociais avisando com antecedência.

APRESENTAÇÃO GERAL


O que é o Clube do Livro Maranhão?
O Clube do Livro Maranhão é um projeto independente e sem fins lucrativos que reúne cidadãos da comunidade leitora em encontros presenciais na cidade de São Luís. Através de uma confraternização com leitores, o Clube é um Ponto de Cultura, hoje reconhecido pelo Ministério da Cultura, que agrupa um público de jovens e adultos antes dispersos, de modo que incentiva, impulsiona e integra diversas atividades culturais a partir da leitura e entretenimento.

O que fazemos?
Realizamos em encontros e eventos literários locais com determinada frequência (mensal), geralmente no espaço da livraria, e, a partir da conversa com ou sobre livros, mediamos a transformação e/ou impacto de movimentos da cultura na vida dos leitores. Sendo assim, eventos culturais com a comunidade leitora reunidas em um local, voltados para o entretenimento e aprendizagem.

Modelo de projeto?
Clube de leitura com encontros regulares e presenciais.

Público (espectador)?
As atividades são voltadas para o leitor comum, aquele que experimenta a leitura e a partir dela se interessa em trocar e conhecer experiências de outros leitores, sendo jovem (a partir dos 14 anos) ou adulto. Não há delimitação ou exigências sobre gênero, estado civil ou cargo/ocupação, apenas educação básica.
Os interesses principais deste público são a cultura pop, entretenimento, movimentos literários atuais e confraternização com outros leitores; quanto à leitura em si, atendemos diversos gêneros/estilos (ação, aventura, comportamento, cotidiano, distopia, drama, fantasia, literatura fantástica, ficção científica, policial, realismo, romance de época, etc). Somos majoritariamente voltados para literatura, mas também envolvemos livros de não ficção. A faixa base é a partir de 14 anos.

Como funciona o contato com leitores?
Nossa principal atividade são os encontros presenciais (reais), mas há toda uma interação virtual (redes sociais) em complemento – antes, durante ou após os encontros, de maneira a um contato favorecer e/ou valorizar o outro e ser feito de maneira presente, seja para informar, seja para conversar. 

Em que ambiente o Clube se insere?
As atividades têm impacto direto na área literária, livresca e livreira, geralmente dentro de estabelecimentos comerciais, fechados e seguros como livraria e shopping; o cenário de relevância e referência corresponde ao atual cenário cultural ludovicense.

Valor cultural genuíno?
A partir da missão de oferecer a melhor experiência social relativa a livros e vida de leitores – para jovens e adultos na cidade de São Luís – nosso valor está relacionado a mediar o impacto real da leitura e/ou entretenimento sobre a vivência de nosso público, a construir percepções e estimular a expressão em ambiente social, para além de uma oportunidade de desenvolvimento sociocultural.

OBS: Embora nosso enfoque seja o público leitor, não realizamos resenhas, vez que nossa atenção se volta para ações virtuais e atividades presenciais – com mediação de leitura, apresentação de livros/temas/gêneros/autores, informação, debate, dinâmicas, gincanas, sorteios de itens. O espaço cedido aqui no site é voltado para divulgação direta (releases, lançamentos, conteúdos relacionados ao clube ou cultura local), já no instagram, indireta. 

Veja mais sobre como fazer parcerias aqui (informativo para empresas, autores, blogueiros, editoras).

PROJETOS


O que é o Clube de Leitura Penguin?
O Clube de Leitura Penguin tem inspiração nas experiências norte-americana e inglesa, e foi possibilitado no Brasil por uma ação conjunta da editora Companhia das Letras e a Penguin, de 2010-2012. O Clube do Livro Maranhão foi um dos projetos a adotar essa parceria como modelo inicial de encontros - livros e temas baseados no catálogo da Companhia por um ano. Hoje é uma referência aos encontros regulares, apesar de já se não ter o convênio com a editora-chefe, apenas parceria.

O que é o Planeta de Leitores?
O Planeta de Leitores é um projeto parceiro da Editora Planeta de Livros Brasil, o qual tem por objetivo promover encontros literários e aproximar os autores da casa de seus leitores através de parcerias com clubes de leitura. Adivinha quem foi chamado logo de cara?! 
Cada encontro do projeto é pensado para ter um autor convidado, que a editora traz, conforme nosso perfil e agenda dos envolvidos.
Já tivemos 2 anos de atuação e 5 edições - com Mary Del Priore, Bruno Miranda, Cris Guerra, Eduardo Cilto e Daniel Bovolento.  Em 2018, haverá novos encontros no segundo semestre.

O que é o #maranhãodeleitores?
É um movimento que reúne e reconhece as leituras de maranhenses, para demonstrar nossa força e presença no cenário literário, também em resposta a preconceitos sobre atividades culturais fora do eixo Rio-SP, isso além de aproximar pessoas e indicar leituras. O manifesto desta causa se dá principalmente no instagram, com a hashtag.

O Clube do Livro Maranhão na imprensa/mídia

Clipping 2014-2015
Clipping 2016
Clipping 2017
Clipping 2018

Rádio Timbira           



CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.