17/07/2018

Saga Harry Potter: uma série de sucessos

Harry marcou e ainda marca gerações


Joanne “Jo” Rowling é escritora, roteirista e produtora cinematográfica. Mais conhecida como J. K. Rowling, a autora da série de livros Harry Potter nasceu na Inglaterra em 31 de julho de 1965. Aliás, 31 de julho também é a data do aniversário do famoso bruxinho que tem uma cicatriz em formato de raio na testa.

Classificada pela revista Forbes como a 40ª pessoa mais poderosa, Rowling é multimilionária e apoia diversas instituições de caridade. Mas, antes do sucesso da saga, a escritora estava em uma crise financeira tão grande que, mesmo a editora Bloomsbury tendo concordado em lançar o primeiro volume de HP, o editor Barry Cunningham aconselhou Jo a procurar outro emprego. Atualmente, já foram vendidas mais de 400 milhões de cópias dos livros, que receberam diversos prêmios.

Quer saber mais fatos curiosos a respeito do universo de HP? 
Confira a lista abaixo! 
As curiosidades não contêm spoilers :)

O começo de tudo
- A ideia para a história de Harry surgiu enquanto Rowling fazia uma viagem de trem de Manchester para Londres, em 1980. Aliás, o primeiro capítulo foi escrito em um guardanapo. Mas o manuscrito do primeiro livro só foi finalizado em 1995.

As casas
- Durante uma viagem de avião, J. K. pensou nos nomes das casas de Hogwarts (que representam os quatro elementos naturais). Ela anotou os nomes em um saco de vômito para não esquecê-los.

$$$
- Uma primeira edição do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi vendida por 118 mil euros (cerca de 460 mil reais). A casa de leilões Bonhams tinha fixado o preço do exemplar (que estava em condições excelentes e tem uma dedicatória manuscrita da própria autora para uma amiga e sua família) em, no máximo, 44,6 mil euros (cerca de 172 mil reais).

Pequeno segredo
- Na parte superior do Espelho de Ojesed (desejo, de trás para frente) há as seguintes palavras entalhadas: "erised strae hruo ytub ecaf ruoyt on woh si". Se lidas na ordem contrária, é possível ver: "I show not your face but your hearts desire" (Eu não mostro seu rosto, mas o desejo em seu coração, em português). Detalhe: J. K. disse que, no Espelho de Ojesed, veria sua mãe ao lado dela.


Um musical?
- O cantor Michael Jackson era tão fã de Harry Potter que, em 2007, pediu autorização à J. K. para transformar a série em um musical. A ideia foi desprezada porque Rowling não estava convencida de que o projeto seria um sucesso.

Filmes
- O primeiro “ator” escolhido para o elenco do primeiro filme de Harry Potter foi a coruja Ook, de 16 anos, que interpretou Edwiges. E o “armário embaixo da escada” foi o menor cenário feito para as gravações dos filmes.


- A exibição de Harry Potter e a Pedra Filosofal rendeu ao SBT a liderança isolada em 2004. Durante a transmissão do filme, o canal cravou 31 pontos de média e picos de 45 pontos. A Globo, por exemplo, que exibia o programa Fantástico, marcou 25 pontos no horário.


Repercussão
- Barack Obama, o ex-presidente dos Estados Unidos, já pediu um autógrafo para J. K. Rowling.
- Mauricio de Sousa já escreveu paródia de Harry Potter em seus quadrinhos da Turma da Mônica. O nome da edição é Cascão Porker.

 

Curiosidade extra!
(que pode conter spoiler para quem ainda não leu todos os livros)
- As primeiras palavras do professor Snape para Harry Potter foram: “Potter! O que eu obteria se adicionasse raiz de asfódelo em pó a uma infusão de losna?”. De acordo com um fã da franquia, essa não foi apenas uma bronca comum. Asfódelo é um tipo de lírio (lily, em inglês, o mesmo nome da mãe de Harry) que significa “meus arrependimentos vão te seguir até o túmulo”. Já losna, que significa “ausência”, simboliza tristeza e solidão. Para o fã, o significado escondido nessa frase é “eu me arrependo amargamente da morte de Lílian”.

Cosplay liberado!

Em comemoração ao aniversário de J.K. Rowling (e Harry, por consequência), a edição do Clube de Julho irá debater o primeiro volume da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, que foi lançado pela primeira vez em 1997. Vem conversar com a gente sobre como a saga que moveu pessoas do mundo inteiro! 

28/jul – 15h – na Livraria Leitura (São Luís Shopping)
Entrada gratuita
Marque presença aqui
Conheça mais sobre o livro aqui
Para rever o cronograma de leituras de 2018, aqui

Texto de Brunna Caroline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.