31/10/2019

O divertido processo criativo de jambelfort

Autor maranhense revela curiosidades de suas duas grandes obras: o perfil @graaande.felipe e o livro “Vida Decifrada”


jambelfort chegou de mansinho com seu talento ao nos apresentar o perfil de montagens que une criatividade, diversão e carisma. De repente, várias crianças pequenas, como seu filho Felipe, estavam gigantes em diversos pontos da cidade de São Luís. A brincadeira hoje já rendeu mais de 100 publicações no perfil do Instagram @graaande.felipe, muitos pedidos e um pai coruja que não descansa de "inventar história".



Recentemente, na Feira do Livro de São Luís, jam também lançou de modo independente o livro “Vida Decifrada” (no Instagram, @vidadecifrada). A obra, projetada desde pequeno, eleva o autor a gigante por toda a sua engenhosidade, desde a criação literária à arte gráfica. A expertise de publicitário, claro, ajudou jam nessa aventura, agora a ser revelada ao grande público aos mínimos detalhes em um bate-papo neste feriado de Finados, no sábado.

Além de falar do divertidíssimo processo criativo de suas obras, o autor trará dicas exclusivas sobre design, arte, inovação e, a principal pitada que dá gosto às melhores obras, a paixão pela criatividade. O evento será na Livraria AMEI, do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís/MA), a partir das 17h, dia 02 de novembro – com presença do graaande Felipe; entrada franca.

Não perca!

Sobre o autor
Natural de São Luís, jambelfort é diretor de arte, escritor estreante, leitor inveterado e um pai apaixonado, deslumbrado por tudo que atiça sua curiosidade.

O divertido processo criativo de jambelfort
Dia 02/nov
A partir das 17h
Livraria AMEI – São Luís Shopping
Marque presença aqui

29/10/2019

Cronograma de Leituras Mensais 2020: Indicações abertas

Chegou a temporada de escolher os livros do cronograma do ano que vem!



Todo final de ano abrimos as indicações que vão constituir o cronograma de leituras do ano seguinte. Todas as nossas propostas de leituras mensais são democráticas, de modo que apenas sugerimos os temas de cada mês e são vocês, leitores, quem determinam os livros.

Essa formulação de cronograma acontece por duas etapas: indicações e votações. As indicações estão abertas a todos os leitores (fazendo parte do Clube ou não), desde que do estado do Maranhão. A votação, porém, é exclusiva para quem detém o poder do voto; no caso, os clubistas oficiais que estão em dia com seu título (verifiquem com a diretoria).


~~~~~~~~~~~ Atenção para as regras! ~~~~~~~~~~~


FASE I: INDICAÇÕES

#REGRAS
- O período de 28/out a 02/nov (até 18:00).
- Indicações ocorrerão dentro de um evento no Facebook – acesse aqui.
- São 6 categorias (temas), vez que os encontros em 2020 passarão a ser BIMESTRAIS.
- Vale indicar livros de ficção e não ficção.
- Cada pessoa pode indicar um livro por tema/mês e pode indicar o mesmo livro em mais de um mês.
- Pode repetir títulos já indicados por outra pessoa numa categoria mensal - quanto mais um livro se repete, é mais provável ele seguir para a fase da votação. No caso, os 5 mais repetidos irão.
- Digite nome do livro + autoria OU nome do livro + editora.
- Livros indicados fora ou não correspondentes à categoria solicitada serão descartados.
- Os comentários de cada categoria são restritos às indicações: evite perguntas e/ou conversas, tenha foco;
- Panfletar indicações só fora do espaço de indicações.
- Ao final do período de INDICAÇÕES, as opções serão apuradas e levadas à próxima fase, de VOTAÇÃO.
- Em caso de perguntas, consulte a organização (via whatsapp ou instagram).

FASE II: VOTAÇÃO

#REGRAS
- O período ainda será determinado.
- As indicações, após apuradas, serão opções para escolha oficial.
- Usaremos um formulário específico para as votações, fora do Facebook. Link a determinar.
- É preciso ter o título de clubista oficial para votar; caso uma pessoa sem direito de voto insista em votar, será desconsiderado. Todos os votos serão analisados.
- Panfletar votações só fora do espaço de votações.
- Por conta de empates, podemos reabrir algumas votações. Veremos como se dará a etapa.
- Ao final do período de VOTAÇÕES, vamos liberar a lista final e divulgar em nossas redes sociais.
- Em caso de perguntas, consulte a organização (via whatsapp ou instagram).
- Vamos esperar encerrar a primeira fase para o caso de acrescentar mais alguma regra.


TEMAS MENSAIS PARA 2020

JANEIRO: UNIVERSO AUSTEN
Jane Austen será nossa homenageada para começar o ano! E aqui vale qualquer de seus livros ou de livros relacionados a sua pessoa. ATENÇÃO: RAZÃO E SENSIBILIDADE já foi debatido (2014).

MARÇO: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
No mês das mulheres, queremos ir mais fundo nos debates. Aproveitando que este é um grande período de conscientização e manifestos, retratar a violência contra a mulher ou como auxiliar mulheres que sofreram algum tipo de violência se faz necessário. Indique livros que trabalhem algum tipo de violência sofrida pelas mulheres.  

MAIO: C O R I N G A - VOCÊS ESCOLHEM O TEMA DO MÊS (e depois os livros também)
Desta vez, vocês também têm voz pra decidir um tema! Indiquem temas diversos - não vale temas que já passaram pelo clube, viu! Veja aqui os temas que já trabalhamos:

Poesia - ficção científica - literatura fantástica - infantil nacional - erótico - novo adulto - fábula - conto nacional - crônica - sick-lit - aventura nacional - tragédia - vidas passadas - LGBT - empoderamento - pós-apocalíptico - água com açúcar - crime - número no título - fatos históricos - transtornos psicológicos - infantil - adaptação (para filme) - lançamento do ano - interativo - livro que saiu do wattpad - relacionamento abusivo - perfil que virou livro - livro estrangeiro premiado - livro com animais - universo Harry Potter - livro de vestibular - saúde mental - fantasia - não ficção - livro mais vendido (Publish News) - audiolivro - fanfic - #leiamaismulheres - adaptação (para série) - edição com prêmio literário brasileiro - HQ - livro mais vendido (FLIP) - livro clássico - valorização da vida - fantasia medieval - literatura maranhense - livro mais vendido (NY Times)

Primeiro ocorre as indicações dos temas, então as votações do temas. Após a decisão, passamos para as indicações de livros e votações, como de praxe.

JULHO: EBOOK NACIONAL
Já trabalhamos com os audiolivros em 2019 e para 2020 queremos falar dos ebooks. Vez que muitas pessoas ainda não compreendem essa modalidade de leitura, vamos apresentar o mundo dos livros digitais. Para isso, vamos dar preferência aos ebooks nacionais na loja Amazon. Pode ser de uma casa editorial ou publicação independente. Eles podem ser lidos ou por aparelhos de leitura digital ou pelo aplicativo Kindle em dispositivos (smartphone, tablet, computador).

SETEMBRO: BUSCA A AUXÍLIO PSICOLÓGICO
Novamente nos dedicaremos às discussões do #SetembroAmarelo. Para a conscientização da vez, queremos debater um livro que retrate pessoas buscando algum tipo de auxílio psicológico (terapia, psiquiatria ou os dois) para qualquer transtorno psicológico.  

NOVEMBRO: CONTOS DE FADAS
Adoramos fantasia e desta vez queremos adentrar nos mundos dos contos de fada. Podem ser clássicos ou contemporâneos, adaptações ou releituras. 


QUE COMECEM AS INDICAÇÕES <3

14/10/2019

16ª SEMANA DO ORGULHO LGBT+ DE SÃO LUIS



50 ANOS DE STONEWALL

No ano de 1969, aconteceu a Rebelião de Stonewall em Nova York: um tumulto que começou em um bar entre gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais em confronto com policiais e que acabou se generalizando por toda uma semana de conflitos, onde a comunidade LGBT organizou um levante para resistir à opressão que vinha sofrendo por parte da segurança pública estadunidense. A luta era por liberdade de expressão. Pela primeira vez, gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, não só foram às ruas mostrar quem eram, como também exigir respeito e direitos iguais na sociedade. 


ATUAÇÃO DO MOVIMENTO SOCIAL LGBT NO MARANHÃO 
E A CONSTRUÇÃO DO EVENTO

A rebelião foi um marco para a história do movimento LGBT mundial, pois, a partir disso, seguiu-se a luta pelos direitos humanos da comunidade, o que fez nascer ONGs no mundo todo e até nos dias atuais.

É por meio da atuação dessas organizações que, ao longo de cinquenta anos de história, os direitos humanos da comunidade LGBT têm atingido sucesso. Alguns desses direitos conquistados estão: a união estável entre pessoas do mesmo sexo; retificação do nome social para pessoas transexuais; uso do nome social para travestis e transexuais, criminalização da LGBTFOBIA; retirada da homossexualidade e da transexualidade do CID de doenças mentais; garantia de liberdade de expressão em vias públicas, etc.

No Maranhão, o movimento LGBT foi encabeçado pelo Grupo Gayvota (@grupogayvota), uma das principais organizações que luta por políticas públicas LGBT e que auxiliou a formação de outras organizações – como o Mlesbima (Movimento de Lésbicas do Maranhão e a AMATRA (Associação Maranhense de Travestis e Transexuais).

É em parceria com essas organizações que o Grupo Gayvota promove há 16 anos a SEMANA DO ORGULHO LGBT – eventos diversos com discussões, apresentações, simpósios, palestras, seminários, debates e a própria PARADA LGBT. Esses espaços de conversa, construção e visibilidade são valorosos para toda a comunidade LGBT+ vez que representa uma oportunidade para reunião e discussão das pautas encaminhadas para o poder público.

INSCREVA-SE AGORA AQUI


Este ano, a 16ª Semana do Orgulho LGBT+ de São Luís faz homenagem aos 50 anos de Stonewall com o objetivo de mostrar para a comunidade LGBT que todos os direitos conquistados até agora só foram alcançados graças à atuação do movimento LGBT, que a repressão ainda continua sob o prisma da política e que ainda existe negligência disfarçada de preconceito que impera na sociedade. Por conta disso, juntamente com a organização do evento, existe também a Campanha do Orgulho LGBT, que incentiva gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais a se assumirem ostentando um selo de certificação deste #OrgulhoLGBT nas redes sociais.

A SEMANA DO ORGULHO LGBT+, de 15 e 20 de outubro, está estruturada nos espaços do Convento das Mercês, Praça Nauro Machado, Cine Praia Grande e no Palacete Gentil Braga. Já a PARADA DO ORGULHO LGBT+, uma celebração de todas as conquistas da comunidade LGBT, será um momento de culminância de todas as atividades.

A festa, de cunho político e em uníssono com o que aconteceu em Stonewall há 50 anos, traz este ano como slogan SER UM ARCO-ÍRIS EM MEIO À TEMPESTADE, uma alusão de que gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais precisam resistir para existir em tempos de turbulência e de opressão ditados por uma sociedade homofóbica e transfóbica.

BAIXE A PROGRAMAÇÃO AQUI

E a diretora do Clube do Livro Maranhão, Ianara Diniz, participará de um debate no dia 18/out, às 8h, no Convento das Mercês, junto aos representantes Emanuel Neto (ONG Empoderarte) e Breno Santana (UNALGBT/Fórum Estadual LGBT) sobre “empoderamento do ser diferente”. VAMOS?



VEJA ALGUNS DESTAQUES







16 ª SEMANA DO ORGULHO LGBT+ DE SÃO LUÍS
Data: 15 a 20 de outubro
Dia/Hora/Locais das Atividades
15/out – 14h00: Convento das Mercês (Abertura do evento às 14h00) 
16/out – 09h00: Convento das Mercês (Empregabilidade de pessoas LGBT no Maranhão) 16/out – 18h30: Palacete Gentil Braga (Prêmio Gayvota de Direitos Humanos)
O prêmio consiste em homenagear pessoas que atuaram durante o ano em defesa dos direitos humanos de pessoas LGBT no Maranhão.
20/out – 16h00: Avenida Beira Mar (Parada do Orgulho LGBT+ de SLZ)
Concentração às 16h em frente ao Convento das Mercês e Culminância na Praça Maria Aragão.
ENTRADA FRANCA!

PARTICIPE!

Para mais informações, consulte:
Ricardo Lima (Presidente do Grupo Gayvota)
Telefone e Whatsapp: 98 9223-7962

Lohanna Pausini
(Coordenadora de Comunicação da 16ª Semana do Orgulho LGBT+ de SLZ)
Telefone e Whatsapp: 98 8868-1307

Betinho
(Coordenador de Políticas Públicas do Conselho Estadual LGBT)
Telefone e Whatsapp: 98 8337-3336

Alderico
(Coordenador da Comissão Científica da 16ª Semana do Orgulho LGBT+ de SLZ) Telefone e Whatsapp: 98 8431-3379

05/10/2019

[AVISO] NOTA OFICIAL #13FeliS



O Clube do Livro Maranhão vai participar da #13FeliS este ano?

Não. Não estaremos na programação oficial da Feira do Livro de São Luís 2019.

Houve divergências e contratempos que foram de encontro com nossos valores e por isso decidimos retirar nossas propostas de eventos – em respeito aos nossos princípios (amplamente divulgados e defendidos ao longo de nossa jornada enquanto coletivo cultural) e em respeito aos nossos clubistas e amigos

Nos reservamos também no direito de não divulgar a programação deste ano.

A vocês, nossos leitores e amigos, fica livre a decisão de participar da festa literária. Por aqui, vamos continuar a conversar sobre livros, a vida, amor e respeito. Manteremos nossa agenda oficial – programe-se! Nos veremos no clube de outubro.

“A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura.”
(Chimamanda Ngozi Adichie)