14/10/2019

16ª SEMANA DO ORGULHO LGBT+ DE SÃO LUIS



50 ANOS DE STONEWALL

No ano de 1969, aconteceu a Rebelião de Stonewall em Nova York: um tumulto que começou em um bar entre gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais em confronto com policiais e que acabou se generalizando por toda uma semana de conflitos, onde a comunidade LGBT organizou um levante para resistir à opressão que vinha sofrendo por parte da segurança pública estadunidense. A luta era por liberdade de expressão. Pela primeira vez, gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, não só foram às ruas mostrar quem eram, como também exigir respeito e direitos iguais na sociedade. 


ATUAÇÃO DO MOVIMENTO SOCIAL LGBT NO MARANHÃO 
E A CONSTRUÇÃO DO EVENTO

A rebelião foi um marco para a história do movimento LGBT mundial, pois, a partir disso, seguiu-se a luta pelos direitos humanos da comunidade, o que fez nascer ONGs no mundo todo e até nos dias atuais.

É por meio da atuação dessas organizações que, ao longo de cinquenta anos de história, os direitos humanos da comunidade LGBT têm atingido sucesso. Alguns desses direitos conquistados estão: a união estável entre pessoas do mesmo sexo; retificação do nome social para pessoas transexuais; uso do nome social para travestis e transexuais, criminalização da LGBTFOBIA; retirada da homossexualidade e da transexualidade do CID de doenças mentais; garantia de liberdade de expressão em vias públicas, etc.

No Maranhão, o movimento LGBT foi encabeçado pelo Grupo Gayvota (@grupogayvota), uma das principais organizações que luta por políticas públicas LGBT e que auxiliou a formação de outras organizações – como o Mlesbima (Movimento de Lésbicas do Maranhão e a AMATRA (Associação Maranhense de Travestis e Transexuais).

É em parceria com essas organizações que o Grupo Gayvota promove há 16 anos a SEMANA DO ORGULHO LGBT – eventos diversos com discussões, apresentações, simpósios, palestras, seminários, debates e a própria PARADA LGBT. Esses espaços de conversa, construção e visibilidade são valorosos para toda a comunidade LGBT+ vez que representa uma oportunidade para reunião e discussão das pautas encaminhadas para o poder público.

INSCREVA-SE AGORA AQUI


Este ano, a 16ª Semana do Orgulho LGBT+ de São Luís faz homenagem aos 50 anos de Stonewall com o objetivo de mostrar para a comunidade LGBT que todos os direitos conquistados até agora só foram alcançados graças à atuação do movimento LGBT, que a repressão ainda continua sob o prisma da política e que ainda existe negligência disfarçada de preconceito que impera na sociedade. Por conta disso, juntamente com a organização do evento, existe também a Campanha do Orgulho LGBT, que incentiva gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais a se assumirem ostentando um selo de certificação deste #OrgulhoLGBT nas redes sociais.

A SEMANA DO ORGULHO LGBT+, de 15 e 20 de outubro, está estruturada nos espaços do Convento das Mercês, Praça Nauro Machado, Cine Praia Grande e no Palacete Gentil Braga. Já a PARADA DO ORGULHO LGBT+, uma celebração de todas as conquistas da comunidade LGBT, será um momento de culminância de todas as atividades.

A festa, de cunho político e em uníssono com o que aconteceu em Stonewall há 50 anos, traz este ano como slogan SER UM ARCO-ÍRIS EM MEIO À TEMPESTADE, uma alusão de que gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais precisam resistir para existir em tempos de turbulência e de opressão ditados por uma sociedade homofóbica e transfóbica.

BAIXE A PROGRAMAÇÃO AQUI

E a diretora do Clube do Livro Maranhão, Ianara Diniz, participará de um debate no dia 18/out, às 8h, no Convento das Mercês, junto aos representantes Emanuel Neto (ONG Empoderarte) e Breno Santana (UNALGBT/Fórum Estadual LGBT) sobre “empoderamento do ser diferente”. VAMOS?



VEJA ALGUNS DESTAQUES







16 ª SEMANA DO ORGULHO LGBT+ DE SÃO LUÍS
Data: 15 a 20 de outubro
Dia/Hora/Locais das Atividades
15/out – 14h00: Convento das Mercês (Abertura do evento às 14h00) 
16/out – 09h00: Convento das Mercês (Empregabilidade de pessoas LGBT no Maranhão) 16/out – 18h30: Palacete Gentil Braga (Prêmio Gayvota de Direitos Humanos)
O prêmio consiste em homenagear pessoas que atuaram durante o ano em defesa dos direitos humanos de pessoas LGBT no Maranhão.
20/out – 16h00: Avenida Beira Mar (Parada do Orgulho LGBT+ de SLZ)
Concentração às 16h em frente ao Convento das Mercês e Culminância na Praça Maria Aragão.
ENTRADA FRANCA!

PARTICIPE!

Para mais informações, consulte:
Ricardo Lima (Presidente do Grupo Gayvota)
Telefone e Whatsapp: 98 9223-7962

Lohanna Pausini
(Coordenadora de Comunicação da 16ª Semana do Orgulho LGBT+ de SLZ)
Telefone e Whatsapp: 98 8868-1307

Betinho
(Coordenador de Políticas Públicas do Conselho Estadual LGBT)
Telefone e Whatsapp: 98 8337-3336

Alderico
(Coordenador da Comissão Científica da 16ª Semana do Orgulho LGBT+ de SLZ) Telefone e Whatsapp: 98 8431-3379

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.