07/07/2018

#MaranhãoDeLeitores, um movimento



Tudo começou lá em 2015, logo que entrei para a equipe do Clube e estávamos reorganizando as redes sociais do projeto; foi quando nosso perfil no instagram surgiu também. Era meio do ano, se não me engano, próximo da grande Bienal do Livro, e eu estava lendo algumas pesquisas sobre leitura, leitores, política do livro no Brasil, os booms do momento e as impressões que profissionais do mercado literário estavam registrando para auxiliar em novas ações nesse meio (o material foi compilado em uma revista online, do Itaú Cultural, e pode ser acessado aqui). Pois bem, lá se falava muito sobre um país de leitores e como podemos contribuir para isso.

Nesta época, também, tinha pra mim que deveria conhecer mais do Maranhão – onde estavam os leitores, quais eram seus interesses, o que eles conheciam, o que estava sendo produzido, etc. Muitas vezes olhamos tanto para o que está acontecendo nos outros estados, nas grandes cidades, as grandes ações culturais, que nos perdemos de nossa realidade local. E eu queria ver/viver esse movimento todo aqui, na minha cidade, no meu estado.

O Clube do Livro Maranhão (CLM), que então estava fazendo cada vez mais eventos, junto ao que era o blog Caçadora de Livros, da coordenadora e diretora Fernanda Araújo, foi a oportunidade perfeita para esse pequeno desejo – afinal, o sonho que tínhamos era quase o mesmo; juntar forças foi natural. E foi justo nessa ideia de reunir leitores, reconhecer-nos localmente, que nasceu a hashtag #maranhãodeleitores, que passou a ser demarcada em praticamente todas nossas postagens (mais utilizada no instagram).

Ao longo destes três anos de movimento, a ideia foi sendo desenvolvida por si só, pelas percepções que, junto ao Clube, fomos criando. Não se trata mais de reconhecer o leitor aqui no Maranhão ou demonstrar nossa presença como público no cenário literário nacional. Trata-se de aproximar pessoas, indicar leituras, conhecer novos livros e oportunidades. Alcançar e ser alcançado. É saber onde você encontra pessoas que tenham interesses semelhantes aos seus, que compartilham a mesma paixão e que podem trocar figurinhas. Ler, afinal, não precisa ser uma atividade solitária e os leitores hoje possuem um grande poder em mãos – a interatividade.

Por que não centralizar tudo e todos?

Apesar de já termos/sermos um clube de leitura aberto ao público, não conseguimos abordar ou alcançar tudo que gostaríamos. Para ir além de nosso propósito de reunir pessoas, buscamos reunir conteúdos sobre esse universo que tanto amamos.

Assim, nasce o grupo Maranhão de Leitores, seu/nosso mais novo point de conteúdo, onde todos podemos contribuir e conhecer mais do que há por aqui. Continue a postar #maranhãodeleitores nas redes sociais e solicite sua entrada – o grupo é fechado, com atuação apenas no Facebook.

Lá, você pode compartilhar tudo que for interesse, relevância e congruência aos tópicos do movimento – leitura, livros, leitores, publicações, escrita, ficção, cultura pop. Pode divulgar seus materiais, posts de blogs, lançamentos, sorteios, compartilhar posts de outras pessoas, novidades, notícias, projetos, ações, cursos, etc. Também pode interagir, conversar, pesquisar, pedir dicas, tirar dúvidas. Quer adicionar alguém? Adicione! A configuração de notificações fica por sua conta.

Faça parte deste movimento <3

Esperamos te ver por lá!


A cultura não faz as pessoas.
As pessoas fazem a cultura.
(Chimamanda Ngozi Adichie)


Organização Kleris Ribeiro/Clube do Livro Maranhão
Beletrista, produtora cultural, redatora, social mídia, leitora e diretora no 
Clube do Livro Maranhão. É fascinada por livros, mídias/comunicação e bastidores.
Mora em São Luís – MA.
@clubedolivroma www.clubedolivroma.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.