18/06/2018

Estante Liber – um projeto literário em que os livros vão até você


Seria uma biblioteca “móvel” na ilha?


Alguns leitores talvez se identifiquem com isso – com o tempo corrido, tem ficado difícil ir às bibliotecas e passar um tempo lá, ou mesmo o caminho diário tem tido suas mudanças, distanciando-se cada vez mais das instituições que cuidam dos livros. As compras (online ou local, na livraria), assim como as trocas e empréstimos entre amigos, até que sustentam um pouco da nossa paixão. Mas e se o livro fosse até o leitor?

Iniciativas como a Leitura no Vagão, por exemplo, nascem dessa ideia de colocar o livro nas mãos do leitor onde ele estiver – no caso, nos metrôs e ônibus. Um pouco diferente desta, que foca em preencher as horas de trânsito com a leitura, a Estante Liber propõe marcar um ponto de encontro (público) com os leitores na cidade de São Luís e efetivar o empréstimo. Preliminarmente, o leitor faz um cadastro, escolhe sua leitura, concorda com os termos da ação, e pronto, pode levar para casa por 20 dias, totalmente gratuito. Para devolver, é marcado um novo encontro.

Em linhas básicas, a proposta da Estante Liber é de movimentar os livros das estantes das organizadoras, as leitoras Mariana Neiva e Ana Tereza, que repensaram o que fazer com aqueles livros em suas prateleiras que iam ficando ficando ficando... sempre à espera do momento que seriam lidos de novo. Logo, os livros do acervo (aqui) são, em sua maioria, de literatura contemporânea, juvenil e jovem adulta, das maiores casas editoriais do país, vez que as fundadoras curtem acompanhar as publicações do momento – dois deles (Carta de Amor aos Mortos e Anna e o Beijo Francês) já foram discutidos no Clube!

Acompanhando todo o processo desta biblioteca virtual, Mariana e Ana organizam as solicitações e entregas. Apenas em caso de demora na devolução ou danificação no material que se paga uma multa. Independente, o projeto ainda está em seu início e procura adeptos. Como bem sabemos, para toda atividade, basta uma ideia. Agora é só fazer seu pedido e marcar um encontro. E aí, qual será a leitura da vez?

Para entrar em contato e conferir mais informações
leitores podem acessar o site
Ou as redes sociais
Ou enviar um e-mail para

#dicadoclm #estanteliber #vidadeleitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.