02/04/2018

Clube do Livro MA: clippings! [2018]



Reunimos aqui matérias, posts, entrevistas e ademais com o Clube do Livro MA \o/ Assim você pode conhecer mais por onde já passamos e o que parceiros, participantes, equipe e demais têm a dizer sobre nós.

Veja anos passados AQUI.

Mapas Culturais: Coletivo Clube do Livro Maranhão (link) – MuseusBr

O Clube do Livro Maranhão hoje é um coletivo cultural de encontros regulares, todos realizados na capital, em um espaço especial no interior da Livraria Leitura do São Luís Shopping. No cadastro oficial há mais 100 pessoas, sendo 80% do sexo feminino, de diversas as idades (na faixa de 15 a 65 anos); a média de participantes por encontro, no entanto, é de 20 a 30 “clubistas”. Dentre estes fiéis leitores, comparecem blogueiros e vlogueiros literários locais, assim como professores, estudantes e outros, como familiares acompanhantes e visitantes da própria livraria, estes dois últimos que são atraídos pela iniciativa. Foca-se, deste modo, no leitor comum, aquele que experimenta a leitura e a partir dela se interessa em compartilhar e conhecer experiências de outros leitores.

Clube do Livro Maranhão marca seu primeiro encontro do ano (link) - nota de divulgação do Clube de Janeiro no site e newsletter Publish News.

A próxima edição do Clube do Livro Maranhão terá a Geração Y como destaque. No espírito Buzzfeed de ser, Manuela Barem, editora-chefe do site, compilou fatos, curiosidades e comportamentos da maior geração da atualidade e tudo isso em 58 listas compartilháveis, humoradas e nada mais que geniais. Entre o inusitado, cultura pop e o cotidiano, o livro 58 listas – 33 úteis & 25 nem tão úteis (Paralela, 132 pp, R$ 34,90) abre todo tipo de conversa, da fascinação aos desconfortos desta geração que não consegue mais viver sem tecnologia, mas sem deixar o humor ou o velho saudosismo pelos anos 90 de lado. O primeiro encontro do ano do Clube acontecerá no próximo dia 27, às 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Av. Professor Carlos Cunha, 1000, Jacarati – São Luís / MA) e a entrada é gratuita. 

Encontro literário promove debate sobre relacionamentos abusivos (link) – nota de divulgação do Clube de Março na coluna Deixa Eu Te Contar do jornal O Debate do Maranhão. Jornalista Flávia Bitencourt.

Neste março, mês que reforça a luta das mulheres e a informação sobre reivindicar seu espaço, vale retrabalhar a consciência sobre dependência emocional, machismo e relacionamentos tóxicos. É nesse contexto que “Belo Desastre” (Editora Verus) da Jamie McGuire, livro ícone do gênero novo adulto e primeiro de uma série, promete movimentar o encontro do Clube do Livro Maranhão, por trazer uma trama romântica baseada em uma relação conturbada. O Clube de Março será no sábado do dia 24, às 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís/MA); entrada gratuita. Participe!

Clubes de Leitura crescem em São Luís; saiba como participar (link) – matéria sobre clubes de leitura na cidade no jornal O Imparcial. Jornalista Robert Oliveira.

Quem também conversou com nossa equipe foi uma das coordenadoras do Clube do Livro do Maranhão, Kleris Ribeiro. Segundo ela, o projeto é uma atividade para leitores trocarem impressões e dicas de leitura, mas com visão, responsabilidade e dedicação. “É um coletivo que reúne cidadãos da comunidade leitora em encontros e eventos literários, com determinada frequência (mensal) e em determinado local (livraria), para mediar o impacto real que os livros têm ou podem ter na vida das pessoas”, ressalta.

Clube do Livro realiza novo encontro do Planeta de Leitores (link) - nota de divulgação do projeto com a editora Planeta de Livros. Redação Site Volts.

A fim de promover um reencontro do autor com seus leitores ludovicenses, neste agosto o Clube do Livro Maranhão, em parceria com a Editora Planeta e a Livraria Leitura, recebe Daniel e seu último lançamento para a sexta edição do Planeta de Leitores. Livros como “Por onde andam as pessoas interessantes?” (2015), “Depois do fim” (2016) e principalmente “O que eu tô fazendo da minha vida?” (2018) trazem discussões necessárias sobre romantizações, conflitos, dilemas, relacionamentos abusivos, saúde mental e psicofobia.
Desde 2016, o projeto realiza em São Luís encontros literários com autores da casa editorial, marcados por um bate-papo seguido de sessão de autógrafos. Já aterrissaram na ilha a historiadora Mary del Priore, os booktubers Bruno Miranda e Eduardo Cilto, a publicitária Cris Guerra, e o próprio cronista Daniel Bovolento, quem fechou a segunda temporada e agora vai abrir a terceira.

Obra intimista de Clarice Lispector ganha destaque em encontro literário (link) - nota de divulgação do Clube de Agosto. Redação Site Volts: Tayna Abreu.

Escrito em 1977 por Clarice Lispector, A Hora da Estrela (Editora Rocco) já foi várias escalado para provas de vestibulares em todo o Brasil. De cunho autobiográfico, a obra aborda questões como amor, família, solidão, religião, moral, vida e morte por meio de aprofundamento psicológico dos personagens.
A proposta do encontro é debater a respeito do primeiro contato das pessoas com literatura nacional renomada, a apresentação de obras clássicas em sala de aula e o impacto da autora brasileira modernista Clarice Lispector. O Clube de Agosto será no sábado (25), a partir das 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís/MA). A entrada é gratuita.

Psicose é tema do encontro de setembro do Clube do Livro (link) – nota de divulgação do Clube de Setembro. Redação Site Volts.

O Clube do Livro divulgou qual será o tema do encontro do mês de setembro: a obra Psicose, escrito por Robert Bloch. A roda de conversa terá entrada franca e será realizada no próximo sábado (15), a partir das 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping.
“Psicose” (Editora Darkside Books) é muito mais que um livro de horror. Escrito por Robert Bloch e publicado em 1959, o romance apresenta um grande dilema aos leitores: uma pessoa é má por natureza ou produto do meio em que vive? Com base na campanha sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, o encontro traz um debate sobre a influência do psicológico no comportamento humano. Ressalta-se que o livro pode conter gatilhos envolvendo cenas de violência, suspense e terror.

Feminismo e literatura são temas do Clube do Livro em novembro (link) – nota de divulgação do Clube de Novembro. Redação Site Volts.

O Clube do Livro divulgou qual será o tema do encontro do mês de novembro: a obra de Virginia Woolf e a falta de liberdade das mulheres para trabalhar com a escrita e a redução do papel da mulher. A roda de conversa terá entrada franca e será realizada neste sábado (24), a partir das 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping.
Um teto todo seu (A Room of One’s Own, 1929) é um ensaio em que encontramos a famosa citação “Uma mulher deve ter dinheiro e um teto todo seu se ela quiser escrever ficção”. A obra de Virginia Woolf surpreende do começo ao fim. Em suas linhas, Woolf trabalha o feminismo com ousadia e de forma leve, com personagens que enfrentam a dura realidade de ter suas competências questionadas por serem do sexo feminino. Enquanto homens eram estimulados a desenvolver sua criatividade, às mulheres restava o papel de submissão.

Clube do Livro Maranhão lança volume de curtaficção (link) - nota de divulgação do ebook autopublicado. Redação Site Volts.

Baseada em experiências dentro do Clube do Livro Maranhão, a história do conto transita entre diversos personagens – clubistas, pessoas que ainda não conhecem o clube e pessoas que nunca imaginariam ter um contato mais íntimo com a leitura. Cada um deles traz uma vivência singular em um “dia de clube”. O próprio encontro é assim descrito pela autora, que lança mão de sentimentos e emoções para transformar a experiência do clube em palavras.
A cada linha e a cada personagem, o leitor é tomado por uma onda de identificação. Talvez ele se veja na Bárbara, mandando mensagens para convidar os amigos para o encontro. Ou quem sabe se identifique com a Petra, mãe de André Paulo, que não resiste à curiosidade e visita o clube pela primeira vez. O André, é claro, acompanha a mãe. E aqui, de forma sutil, a ficção se alinha à realidade e mostra que os clubes de leitura são um espaço para todos.
[...] Para clubistas, Encontro – Um conto do clube do livro é uma forma de reviver a mágica do clube a qualquer instante. Para os navegantes que ainda não embarcaram na primeira viagem, o ebook adocica as expectativas e não deixa o leitor perder o navio. E para quem ainda não conhece o Clube do Livro Maranhão, a historieta é uma excelente oportunidade de adentrar a este incrível e extraordinário universo.

[EBOOK GRATUITO] Lançamento Virtual: Encontro – Um Conto do Clube do Livro (link) – campanha encerrada

Agora você pode ter uma experiência do Clube na palma da mão!
Encontro – Um Conto do Clube do Livro vem para te envolver e enredar sobre a vida literária. Retrata assim um encontro de leitores, onde é a leitura que movimenta todos os cenários, realidades e reflexões. É um conto pra você que acredita que um livro pode mudar o (seu) mundo.

Escrito por Kleris Ribeiro, autora estreante (e nossa coordenadora de atividades!), o conto fala sobre primeiras experiências, desde o primeiro contato com livros até propriamente a vivência de trocar ideias sobre livros, e por isso mesmo um grande incentivo para que se conheça mais sobre os clubes de leitura. E a ideia é essa: estimular os encontros e as conversas, sendo o livro a ponte para o diálogo aberto. Fechar o conto com o coração quentinho, sentindo que encontrou seu lugar, é apenas consequência – já encontrar informações diretas sobre o nosso Clube, não é mera coincidência.


Certificado pelo MinC, Clube do livro MA estará na Feira do Livro (link) – matéria de divulgação. Redação O Imparcial #publi

Independente e sem fins lucrativos, o Clube do Livro Maranhão é um ponto de cultura certificado pelo MinC (Ministério da Cultura) que tem em sua agenda encontros presenciais na cidade de São Luís para debater livros com a comunidade leitora, organização e participação em eventos literários.
O projeto é coordenado por Fernanda Araújo, e reúne nos espaços em que está presente jovens e adultos, incentiva a leitura e relação interpessoal. “Quando fui para Bienal me apaixonei pelos encontros, onde as pessoas debatiam criticamente os livros, debatiam o contexto social”, explica.

Clube do Livro MA conversa sobre o feminismo de Virginia Woolf no São Luís Shopping (link) - matéria de divulgação. Redação O Imparcial #publi

Os livros servem como ponto de partida para colocar em pauta vários temas. No encontro desse sábado o assunto irá girar em torno do feminismo. “Às vezes nem todos tiveram tempo de ler os livros do cronograma anual, mas isso não quer dizer que não possam participar dos encontros. A conversa, por si só e pela própria empolgação de quem leu, é um estímulo a outros leitores. Fora que as não obrigatórias deixam o leitor mais no controle das leituras, tornando a experiência bem mais prazerosa”, explica Kleris Ribeiro, coordenadora do ponto de cultura.
[...] Assim, o Clube propõe denunciar a falta de liberdade das mulheres para trabalhar como escritoras e a redução do papel delas na sociedade como um todo. Os encontros são gratuitos, assim como todos os eventos que o Clube do Livro MA organiza.

Vídeo institucional de apresentação Clube do Livro Maranhão (link) – vídeo de divulgação realizado pelo Jornal O Imparcial #publi



Este post sofre update de tempos em tempos.

Crédito de texto: Kleris Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.