24/02/2017

Livros, alegria e folia


O Carnaval é uma grande celebração popular do Brasil, que chegou ao país em meados do século XVII por influência das festas carnavalescas na Europa. Na França, por exemplo, o carnaval acontecia como um desfile urbano com as pessoas mascaradas e fantasiadas saindo alegres pelas ruas.

O Brasil também incorporou personagens das festas europeias, como o rei momo, pierrô e a colombina. Em algumas cidades como Rio de Janeiro e São Paulo temos a tradição das escolas de samba e os blocos de ruas, já em Pernambuco muitos dançam ao som do frevo e com os bonecos gigantes.

A diversidade de folia nos dias do carnaval possibilita que muitas pessoas possam se divertir e extravasar alegria, outros já preferem o silêncio e o aconchego do lar, ainda tem os que viajam para lugares mais remotos para descansar rodeados de amigos e familiares.

Para os foliões e os que querem relaxar, a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), que está espalhada pelo Brasil com mais de 100 bibliotecas comunitárias, fez uma lista livros com a temática do carnaval e outras indicações literárias. Afinal, o deslocamento de uma viagem, um dia de praia ou de descanso rima com alegria e a companhia de um bom livro.

Vem ver livros com a temática do carnaval!

“Restos do Carnaval”
É um conto do livro Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector

“Primas de Sapucaia”
É um conto do livro 50 contos de Machado de Assis

“País do carnaval”, de Jorge Amado

“Antes do baile verde”,
É um conto do livro homônimo, de Lygia Fagundes Teles

“O livro de ouro do carnaval brasileiro”, de Felipe Ferreira

“Viva o Zé Pereira!”, de Karen Acioli
Este mistura literatura e história. A obra é apresentada como uma peça de teatro e ao longo da narrativa, o leitor conhece a tradição do Carnaval: origem, marchinhas, cantigas e muito mais.

“Carnavalaça”
É um projeto de um livro e um CD com 19 canções carnavalescas para as crianças.
 

Boas leituras!
#dicadoclm #rnbc #carnaval

RNBC

Criada em 2015, a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias tem representação nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste e tem como objetivos democratizar o acesso às bibliotecas e à cultura literária, além de articular a manutenção, o reconhecimento e a sustentabilidade de bibliotecas comunitárias, influenciar e construir políticas públicas do livro e da leitura no Brasil. A Rede Nacional tem o apoio financeiro e técnico do Instituto C&A.


Curta o Clube do Livro - MA no Facebook
Siga o @ClubedoLivroMA no Twitter e Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.