16/11/2015

Concurso Cultural #MinhaAtenasBrasileira


Por atividades paralelas (e surpresas) no nosso cronograma, tivemos que alterar algumas datas. Post atualizado.


Oi, oi, pessoal. Ansiosos para mais um concurso cultural do Clube? Sabe como é, a gente não para e sempre estamos pensando em vocês, leitores. E por agora estivemos pensando sobre a Atenas Brasileira...

Um tema recorrente quando se fala de São Luís, tradição e vida literária é o epíteto nosso, Atenas Brasileira, um mito popular. Há muitas discussões sobre a reprodução desse mito, desconstruções, inclusive, acadêmicas que intentam por reconhecer o real significado por trás dessa tradição. Mas aqui não queremos entrar nesses méritos, tampouco aprofundarmos em tal mito. Partindo da ideia de que é algo popular e de que por certo todos nós temos certa idealização sobre a Atenas Brasileira, nossa proposta é dinamizar esse imaginário e, para dificultar um pouco a brincadeira, trazer à baila todos os títulos dos livros propostos para discussão no Clube do Livro MA neste ano de 2015.
Como? Leiam as seguintes normas e PARTICIPEM! 

 Agora atenção nas regras aqui descritas para nada deixarem passar nada, nem perder pontos (ou mesmo a inscrição toda) por isso – nas dinâmicas anteriores sempre acontecia de alguém ficar para trás simplesmente por não ler!


Como se inscrever?

Há um post único (e oficial) no facebook do Clube que te indica o leque de instruções para participar do concurso; você deve compartilhar este post oficial da page na sua conta pessoal do facebook e, no momento que abrir a caixa de compartilhamento, use o espaço de texto para construir uma resposta à nossa proposta, descrita logo mais, e adicione a hashtag #MinhaAtenasBrasileira como título ou subtítulo. Detalhe, o compartilhamento deve ser público – dessa maneira poderemos ver sua resposta, assim como ter o registro de seu nome. Esse compartilhamento vai funcionar como uma inscrição, que vamos analisar previamente, verificar o cumprimento das regras, filtrar e selecionar as inscrições que serão julgadas por nosso júri.


Quem pode se inscrever?
Todo mundo que for leitor e quiser participar, independente de ser clubista ou não.


Período de inscrição, de análise e de resultado?

O período de inscrição vai de 16/nov a 16/jan, sendo assim, desconsideraremos as inscrições após esta data. Haverá a seleção de textos de acordo com as regras gerais e específicas e repassaremos ao júri – não revelaremos os nomes dos jurados até termos um texto escolhido. Esse período de análise e escolha final vai de 17 a 21/jan, e no dia 22/jan vamos fazer o anúncio do vencedor, que deve buscar seu prêmio no dia 23/jan, primeiro encontro do Clube de 2016.


A PROPOSTA

Recrie e apresente a Atenas Brasileira. Faça um pequeno texto, e, na sua descrição, use palavras dos vocábulos abaixo sublinhados (imagem), retirados diretamente de títulos dos livros escolhidos neste ano. É obrigatório ter pelo menos um vocábulo de cada título como representativo do livro, e não é necessário seguir a ordem abaixo, contanto a construção textual haja sentido – não se esqueça de usar #MinhaAtenasBrasileira como título ou subtítulo. O ideal é que o texto seja pequeno, prosa ou poesia – use a imaginação. A autoria do texto com melhor desenvoltura de improviso para apresentar a Atenas Brasileira tal qual esta proposta será premiada com um kit de livros autografados + mimos da Guarderia dos Meninos e do Clube.

(clique na imagem para melhor visualização) 

Descrição do prêmio
Acompanhe nossas redes sociais, vamos divulgar mais sobre o kit premiado :)


Regras gerais

1.      Vale um compartilhar por usuário (uma inscrição por pessoa) e o perfil deste precisa ser pessoal (assim evitamos inscrições por perfis de sites e blogs).

2.      Tem que curtir/ter curtido as seguintes páginas:

- Clube do Livro MA;
- Caçadora de Livros (blog);
- Guarderia dos Meninos.

3.      Tem que compartilhar o post oficial da nossa page de modo público, com resposta para a proposta do concurso e uso da hashtag #MinhaAtenasBrasileira


Regras específicas

1.      Escrever um texto de pequeno porte apresentando uma idealização da Atenas Brasileira.
2.      Usar ao menos um vocábulo (dos destacados) por livro listado.

      Ex: 
"Na ilha (título Ilha do medo) de São Luís, a verdade (título E se fosse verdade?) é que no coração (título Coração de tinta) de seus moradores estão voos (título Voos e sinos e misteriosos destinos) incríveis (título Por lugares incríveis)..."
Este exemplo é apenas ilustrativo, não deve ser reproduzido, tampouco conter intervenções entre parênteses ( ) como fizemos.

3.      É permitido uso de expressões populares, desde que bem empregadas, assim como o uso de incorreções gramaticais, pelo bem da expressão e/ou gíria, próprios da língua falada.
4.      Atenção para o que pode desabilitar uma inscrição.

Serão desabilitadas inscrições que:
- Não seguirem as regras (gerais e específicas);
- Não atenderem diretamente à proposta do concurso (apresentação idealizada, falar da Atenas Brasileira e uso de palavras necessários dos títulos de livros de 2015).
- Articularem um texto ofensivo.
- Utilizarem-se de palavrões, xingamentos e/ou palavras de baixo calão ou algo que se expresse mal.


Critérios de avaliação

- Estruturação, coesão e coerência textual;
- Abordagem do tema;
- Desenvoltura no imaginário apresentado com o improviso de palavras específicas (dos títulos de livros): qualidade, criatividade, originalidade.


Em caso de dúvidas, contate-nos por DM, inbox, comentários em redes sociais ou, se clubista, no grupo de whatsapp do Clube do Livro MA. Conforme pudermos, responderemos.


Pois bem, está dada a largada. Que comecem as inscrições!


Curta o Clube do Livro – MA no Facebook 
Siga o @ClubedolivroMA no Twitter e Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.