09/08/2018

Clube de Agosto promove conversa sobre a presença de obras clássicas em sala de aula

"A Hora da Estrela", romance intimista de Clarice Lispector, ganha destaque no encontro literário


Escrito em 1977 por Clarice Lispector, "A Hora da Estrela" (Editora Rocco) já foi várias escalado para provas de vestibulares em todo o Brasil. De cunho autobiográfico, a obra aborda questões como amor, família, solidão, religião, moral, vida e morte por meio de aprofundamento psicológico dos personagens. A proposta do encontro é debater a respeito do primeiro contato das pessoas com literatura nacional renomada, sua apresentação em sala de aula e o impacto da autora brasileira modernista Clarice Lispector. O Clube de Agosto será no sábado (25), a partir das 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati - São Luís/MA). A entrada é gratuita. Participe!


Sobre o livro 
Último romance escrito por Clarice Lispector, "A Hora da Estrela" retrata a vida de Macabéa, nordestina órfã de pai e mãe. Criada por uma tia que a maltratava muito, a alagoana vai morar no Rio de Janeiro e lá consegue um emprego de datilógrafa, um namorado metalúrgico e sua "hora da estrela". Com narrativa intimista, a obra levanta questões filosóficas e existenciais, convidando o leitor a observar de que matéria é feita a vida de um ser humano. Em 1985, o livro foi adaptado para o cinema. O longa recebeu o mesmo título da obra em que se inspira e, em novembro de 2015, entrou na lista feita pela Abraccine dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Adicione no Skoob


Sobre a autora
Clarice Lispector foi escritora e jornalista nascida em Tchetchelnick, Ucrânia. Considerava o Brasil a sua verdadeira pátria e se declarava pernambucana. Autora de romances, contos e ensaios, Clarice Lispector é dita como uma das escritoras brasileiras mais importante do século XX. Seu primeiro conto, "Triunfo", foi publicado em uma revista em 1940. "Perto do Coração Selvagem", seu primeiro romance, foi publicado em 1944 e ganhou o Prêmio Graça Aranha. Publica em 1977 seu último romance, "A Hora da Estrela", vindo a ser internada pouco tempo depois por causa de um câncer. A escritora faleceu no dia 9 de dezembro do mesmo ano, véspera de seu aniversário de 57 anos. 

Clube de Agosto
Dia 25/ago
A partir das 15h
Livraria Leitura - São Luís Shopping
Entrada franca


Outros eventos mensais, veja aqui.
Ainda não conhece o clube? Agora é a hora!
Cadastre-se no site ou no Facebook e programe-se <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.