12/12/2017

Clube do Livro Maranhão convoca leitores para debate sobre racismo

Livro juvenil desperta o olhar sobre discursos de ódio


Consciência, preconceito e ódio racial são os pontos de destaque no Clube de Dezembro, baseados no livro “O ódio que você semeia” (Galera Record), de Angie Thomas. Ao abordar discriminação e hostilidade, a autora também leva o leitor a outras violências de comportamento e estimula desconstruções sociais. O encontro culminará com uma confraternização, além da clássica dinâmica de fim de ano – um amigo invisível aberto ao público, em que basta levar um livro (novo) de que se gosta para participar da brincadeira. O evento será no sábado (16), às 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís/MA). Ao público é sugerido um “look do dia” vermelho em apoio à Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids.

Sobre o livro do mês


Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um livro necessário em tempos tão cruéis e extremos.

Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente.

Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.

Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.

Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar.

Adicione no skoob
Editora: Galera Record
Páginas: 378
Ano: 2017

Veja playlist nacional do livro aqui
Veja playlist original do livro aqui

Clube de Dezembro
Dia 16/dez
A partir das 15h
Livraria Leitura – São Luís Shopping

#clubedolivroma #leituradomês #vemproclube
#maranhãodeleitores

Curta o Clube do Livro - MA no Facebook
Siga o @ClubedoLivroMA no Twitter e Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.