Nossos Projetos

Projeto Ciranda do Clube do Livro



Segundo dados da última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, estudo realizado pelo Instituto Pró-Livro em 2015, temos um crescimento considerável da leitura em todo o país. A pesquisa apresenta ao público um relatório de números, porcentagens e considerações sobre o impacto das últimas políticas do livro e leitura. Apresenta também um panorama para qual toda entidade, coletivo, organização, empresa social e afins, relacionadas às ações em prol da leitura, deve vir a refletir e se orientar para melhor atender seu público e, consequentemente, trazer novos bons impactos aos índices de leitura.
Baseado neste atual cenário, e em vista de apostar em ações mais efetivas no que diz respeito ao fomento à leitura e acesso ao livro, o Clube do Livro Maranhão entra em campo em favor de atender demandas e públicos que, nas ações em geral, são englobados a outros sem explorar seus potenciais distintamente. A partir de metodologias informais que se provaram, ao longo da história deste coletivo cultural e agora Ponto de Cultura, serem alinhadas a sua audiência e efetivas para o exercício da leitura, o Clube tem por intento fazer germinar a semente leitora e acompanhar seu crescimento, de modo a realizar ações sociais, promover encontro de jovens e adultos dispersos na comunidade carente e periférica, e, através do entretenimento e solidariedade, mobilizá-los.
A proposta do Projeto Ciranda do Clube do Livro é dar partida em um programa que leve, em determinadas condições, livros às bibliotecas da comunidade, e não apenas disponibilizar livros, mas envolver e encaminhar o público de tal maneira (com encontros literários, oficinas, recreações, etc.), que este público dê continuidade à ação leitora. Acredita-se que, com a Ciranda do Clube do Livro, há de se levar o gosto, o interesse e envolvimento necessários para fazer da leitura um hábito entre os cidadãos. Assim, o projeto aposta no apoio à população, para que possa, por seu próprio esforço, lutar por uma melhor qualidade de vida e conquista de sua cidadania. 

Como funciona?

O projeto atua em três frentes metodológicas: uma preliminar (de angariar livros doados), uma efetiva (em que se seleciona a biblioteca comunitária, assina-se um termo de compromisso entre as partes e realiza-se a entrega oficial, com uma ação social), e uma de retorno (em que o Clube volta no período de um ano para avaliar os cuidados da biblioteca e realizar novas atividades com a comunidade).
A primeira arrecadação se deu com louvor na Feira do Livro do Shopping da Ilha, em parceria com o shopping e Livraria Leitura, no período de 1 a 25 de setembro de 2016. Novas arrecadações serão divulgadas em 2017. A segunda fase se deu com a seleção da biblioteca, programação e entrega oficial. A terceira parte precisa deixar correr um ano, com comunicações diretas com os responsáveis da biblioteca.  

Perfil de bibliotecas comunitárias para o projeto

A segunda frente se baseia em pré-requisitos básicos para firmar acordo - como: ser uma biblioteca comunitária aberta ao público, estar em funcionamento, ter espaço físico, ter condições de cuidar dos livros recebidos. A análise e seleção são feitas por nossa equipe de coordenação. Para mais informações ou envio de propostas, encaminhe e-mail para ma.clubedolivro@gmail.com

Primeira Ação Social do Projeto Ciranda do Clube do Livro 
[EM CONSTRUÇÃO]



Conhecimento. Imaginação. Diversão. Cultura.
Germine LEITURA.

Acompanhe-nos nas redes sociais
#clubedolivroma #vemproclube #maranhãodeleitores

Curta o Clube do Livro - MA no Facebook
Siga o @ClubedoLivroMA no Twitter e Instagram

CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.