Nossos Projetos

Projeto Ciranda do Clube do Livro



Segundo dados da última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, estudo realizado pelo Instituto Pró-Livro em 2015, temos um crescimento considerável da leitura em todo o país. A pesquisa apresenta ao público um relatório de números, porcentagens e considerações sobre o impacto das últimas políticas do livro e leitura. Apresenta também um panorama para qual toda entidade, coletivo, organização, empresa social e afins, relacionada às ações em prol da leitura, deve vir a refletir e se orientar para melhor atender seu público e, consequentemente, trazer novos bons impactos aos índices de leitura.
Baseado neste cenário, e em vista de auxiliar em ações no que diz respeito ao fomento à leitura e acesso ao livro em São Luís, a Associação Clube do Livro Maranhão entra em campo em favor das bibliotecas comunitárias, com o objetivo de reunir livros, através de eventos culturais e arrecadações. Desta maneira, mobiliza-se a comunidade a partir de metodologias informais, que, se provaram, ao longo da história deste grupo cultural, serem bem alinhadas. Sendo assim, o projeto aposta no apoio à população (metropolitana e periférica), para que possa, por seu próprio esforço, lutar por uma melhor qualidade de vida e conquista de sua cidadania.

Como funciona?


O projeto atua em três frentes metodológicas: uma preliminar (de angariar livros doados, reunir arrecadações e filtrar materiais conforme proposta), uma de repasse (em que se estabelece um contato com um representante local da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, assina-se termos de compromisso entre as partes e realiza-se a entrega oficial com uma solenidade), e uma de feedback (em que se recebe relatórios sobre a biblioteca comunitária contemplada, utilização dos livros e demais observações, além de reuniões para discutir pontos).


Perfil de bibliotecas comunitárias para o projeto

A segunda frente se baseia em pré-requisitos básicos para firmar acordo - como: ser uma biblioteca comunitária aberta ao público, estar em funcionamento, ter espaço físico, ter condições de cuidar dos livros recebidos e fazer parte de alguma instituição - como a Rede Leitora Ilha Literária ou Rede Leitora Terra das Palmeiras. A seleção criteriosa de bibliotecas fica por conta da Rede Nacional, que possui recursos para analisar e eleger qual necessita e está em condições de receber o material – estas estando localizadas na grande ilha (capital e proximidades). Para mais informações ou envio de propostas, encaminhe e-mail para ma.clubedolivro@gmail.com



Conhecimento. Imaginação. Diversão. Cultura.
Germine LEITURA.

Acompanhe-nos nas redes sociais
#clubedolivroma #vemproclube #maranhãodeleitores

Curta o Clube do Livro - MA no Facebook
Siga o @ClubedoLivroMA no Twitter e Instagram

CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.