05/02/2018

Livros que saíram do Wattpad

Conheça um pouco sobre como o Wattpad mudou o nosso relacionamento com os livros


O ano era 2012 e “Lost Boys” já chegou causando rebuliço no mercado literário brasileiro. Acontece que a brasileira Lilliam Carmine – pseudônimo de Bruno Brito – estava sendo disputada pelas editoras nacionais após o sucesso de sua série juvenil que atingiu mais de 34 milhões de visualizações na plataforma Wattpad – hoje publicada pela Leya. A história não foi tão simples assim, mas garantiu visibilidade o suficiente para a plataforma se tornar uma queridinha entre leitores, novos autores e editores. Houve, aliás, após o episódio de “Lost Boys”, um boom de escritores migrando para o site para “tentar a sorte”. O Wattpad, que nasceu desde 2006, só bombou mesmo quando autores começaram a publicar suas narrativas originais.

De acesso fácil e gratuito, a plataforma é bem global. Além do inglês, há plataformas adaptadas ao português, francês, italiano, espanhol, turco, alemão, holandês... e tantos outros idiomas. O usuário pode entrar em qualquer tela – pc, notebook, smartphone, ipad, tablets ou mesmo pelo aplicativo, tendo todo tipo de leitura à palma das mão. Qualquer pessoa pode publicar um texto – seja conto, romance, poesia, dentre outras modalidades – e estar em contato direto com seu público.

Claro, não funciona como mágica: cada autor tem a oportunidade de encontrar seus leitores e com eles desenvolver um relacionamento durante a produção, mas é preciso uma pré-disposição de divulgar, encontrar os lugares certos, atingir o público certeiro e ter um contato contínuo. Não à toa o site é conhecido como “Youtube para escritores”. O Wattpad, nesse sentido, é uma plataforma de autopublicação que reúne escrita e leitura num mesmo espaço e que tem possibilitado muitos sucessos – digitais e impressos.

De olho nessa interação, as editoras têm tornado sonhos em realidade de papel. No Brasil, apesar dos entraves no mercado de livros quanto aos nacionais (de literatura principalmente), o Wattpad tem ajudado bastante o lado dos autores. O relacionamento que a plataforma proporciona, de acompanhar livros sendo construídos e autopublicados, e a própria audiência, de tecer seus comentários e ter uma troca de ideias direta com autores, funciona como os conhecidos leitores-beta. Isso garante um público à obra – o grande interesse das casas tradicionais de publicação na hora de apostar em alguém novo – e leva nossa relação com a escrita/leitura a um novo patamar: o interativo.

Novos autores e seus livros de sucesso

Não conhece ainda livros que saíram da autopublicação do Wattpad para o mundo? Reunimos aqui alguns nomes e links para você adicionar na sua estante virtual.


MERCADO INTERNACIONAL


Sofia Silva – série Quebrados - Sorrisos quebrados (livro-tema deste mês!)
Lilian Carmine – Lost boys: o verdadeiro amor nunca morre (skoob)
Anna Todd – série After (skoob)
Laurelin Paige – Por você (skoob)



MERCADO NACIONAL

 

Ray Tavares – Os 12 signos de Valentina (skoob)
Felipe Sali – Mais leve que o ar (skoob)
Rô Mierling – O diário de uma escrava (skoob)
Camila Moreira – O amor não tem leis (skoob)
Mary C. Müller – Antes de tudo acabar (skoob)
Mila Wander – O safado do 105 (skoob)

 

 

Explore você também o Wattpad – como leitor e/ou autor

 Conheça mais sobre o Wattpad

Adicione os escritos de Sofia Silva – autora do livro do mês! – nas suas leituras


Vem conversar com a gente
sobre LIVROS!
Para rever o cronograma de leituras de 2018,
acesse aqui

#clubedolivroma #vemproclube
#maranhãodeleitores

Curta o Clube do Livro - MA no Facebook
Siga o @ClubedoLivroMA no Twitter e Instagram

Um comentário:

  1. acabei de conhecer através dessa página e já estou inscrita

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.