18/12/2017

Cursos de férias para fãs de quadrinhos na ilha

Márcio Rodrigues ministra minucursos sobre história, mercado e pesquisas envolvendo o universo das HQS


Márcio Rodrigues, doutorando em História pela UFPA, pesquisador de Quadrinhos, diretor científico da coleção Estudos das Histórias em Quadrinhos (Editora Prismas), também conhecido pelo Clube de Leitura e Estudo de Quadrinhos de São Luís, prepara dois cursos de férias para os aficionados por HQs – um mais voltado para o público em geral, outro para estudiosos envolvidos em textos científicos (TCC, artigos, ensaios, teses, etc).

De janeiro a fevereiro de 2018, os leitores estarão reunidos no Centro Odylo Gosta Filho, sempre aos sábados. Pela manhã, a turma de “Estudos das Histórias em Quadrinhos”, e pela tarde, a turma do “Panorama dos Quadrinhos Brasileiros”. As inscrições já estão abertas! Interessados podem se dirigir ao local, Centro Odylo Gosta Filho, no setor de cursos (saguão; próximo à escada da sala Multimídia), ou mesmo contatar o ministrante.

Márcio Rodrigues
98 9 9111 4775 (whatsapp)

Abaixo, a descrição dos cursos.

Estudos das Histórias em Quadrinhos – turma da manhã


O curso tem como objetivo apresentar, por meio de bibliografia específica, as metodologias e teorias referentes à análise de Histórias em Quadrinhos (também conhecidas pela sigla HQ) nos campos da pesquisa acadêmica e do ensino. Haverá assim espaço para revisão bibliográfica acerca dos estudos sobre quadrinhos já realizados, indicando obras teóricas nacionais e estrangeiras que versam sobre a utilização dessa modalidade artística/forma de expressão como objeto do conhecimento.

Partindo do pressuposto de que não existe uma metodologia única para a análise de HQs, o curso apresenta um repertório de opções possíveis para estudá-las. Por serem um gênero intermidiático, que mescla e dialoga com diferentes gêneros discursivos - desenho, cinema, fotografia, textos verbais, etc. – as HQs fazem com que o estudioso de qualquer campo tenha que, de maneira interdisciplinar, transitar por saberes consagrados pela academia ou não. Refletimos ainda sobre os diferentes usos, categorias e peculiaridades construtivas e de recepção dos quadrinhos.
Uma proposta “prática” do curso é a elaboração de resumos visando a participação em seminários, congressos e jornadas acadêmicas, bem como fomentar temas de pesquisa que possam ser desenvolvidos em TCC's, dissertações, teses e artigos.

INÍCIO: 06/01 - TÉRMINO: 03/02 (sábado, período da manhã, das 9h às 12h)
Carga horária: 18 horas
Valor: 80 reais
Público-alvo: Professores, pesquisadores e interessados no universo dos quadrinhos
Local: Centro Odylo Costa Filho - Praia Grande, São Luís – MA.

INSCRIÇÕES no setor de cursos do Centro Odylo Gosta Filho (Praia Grande, Centro Histórico de São Luís) – no saguão, perto da escada que dá acesso à sala Multimídia, ou diretamente com o ministrante.


Panorama dos Quadrinhos Brasileiros – turma da tarde


O curso propõe um percurso histórico por títulos e autores nacionais de histórias em quadrinhos desde o final do século XIX/começo do século XX até os dias de hoje.

Discute-se a respeito de “tradições inventadas” (como, por exemplo, a instituição de Angelo Agostini como o “pai do quadrinho nacional”, considerando os aspectos históricos e políticos dessa “canonização”/”ídolo de origem”); a polarização da região sudeste diante das demais no tocante à produção de quadrinhos e a inconsistências da noção centro-periferia; a participação de mulheres no cenário brasileiro e a construção de novas propostas nas últimas décadas (associadas às plataformas digitais e ao surgimento de novas editoras).

O curso ainda analisa o mercado brasileiro de quadrinhos independentes e a projeção das HQs nacionais no exterior. Haverá espaço também para tratar tanto das peculiaridades construtivas quanto da recepção das HQs produzidas por autores nacionais.

INÍCIO DO CURSO: 06/01 - TÉRMINO: 03/02 (Aos sábados, período da TARDE, das 14h às 18h)
Carga horária: 24 horas
Valor: 80 reais
Dias e horários: sábado, período da tarde, das 14h às 18h
Público-alvo: a partir dos 15 anos
Local: Centro Odylo Costa Filho - Praia Grande, São Luís - MA

INSCRIÇÕES no setor de cursos do Centro Odylo Gosta Filho (Praia Grande, Centro Histórico de São Luís) – no saguão, perto da escada que dá acesso à sala Multimídia, ou diretamente com o ministrante.
Boas férias!

#dicadoclm #cursodeférias #quadrinhos
#maranhãodeleitores

Curta o Clube do Livro - MA no Facebook
Siga o @ClubedoLivroMA no Twitter e Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.