27/09/2017

Contexto Jovem #eufui #eutava


Se tem um fator pelo qual o Clube do Livro Maranhão é (re)conhecido, é pelo seu caráter integrador. Em oportunidades como feiras de livro, em que se objetiva ir um pouco além das atividades regulares (como discussão de livros), o Clube costuma “mirar” em encontrões encontros com agentes diversos (autores, produtores culturais ou produtores de conteúdo, bibliotecários, e demais profissionais da comunidade) – desde que voltados para um interesse em comum: o universo da leitura.

 

Vez que isso faz tão parte de nosso perfil, e a FLAEMA (Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense) havia nos cedido espaço e liberdade para as ações, paralelas à AMEI (Associação Maranhense de Escritores Independentes), estava em nossas mãos ousar um pouco mais. E foi o que fizemos – convidamos parceiros e montamos uma programação voltada completamente para o que seria o espaço jovem. Melhor dizendo, o batizado Contexto Jovem.


O público viveu esse contexto por 10 dias. Nos bastidores, a organização viveu por uns 50 dias – e, em meio à correria, pareceu que foi bem mais que isso. Podemos dizer que foi um dos nossos maiores desafios até então e que toda nossa essência foi testada. O que são cerca de VINTE eventos ANUAIS perto de MAIS DE TRINTA distribuídos em DEZ DIAS, né? E nem contei ainda sobre o espaço... Montagem, organização, decoração e administração. Foi uma maratona de tudo! Mas, junto à galera do Site Volts, com quem compartilhamos o local e programação, conseguimos construir um excelente contexto. Também foi extraordinário o que conseguimos todos realizar.



Além da área de palestras, rodas de conversa, encontros e afins, havia pontos específicos para interação com o público. O varal fotográfico (com fotos de eventos do Clube), o mural de sonhos (para escrever em post-its) e as diversas ilustrações em exposição e venda (dos artistas Laísa Couto e Davi Coelho) cobriram várias paredes deste espaço, mas o point do ano mesmo foi o paredão Clube/Volts <3 Como visitar o espaço e não tirar uma fotínea naquele backdrop? O projeto Ciranda do Clube do Livro também teve seu lugarzinho – para reunir as arrecadações de livros – e a Guarderia dos Meninos fez uma pequena participação em fins de semana – com chuva de bottons, cadernetas e outros mimos mais. 












E assim houve dias para sentar, discutir, refletir, conhecer... Houve dias para saltar da cadeira e, em roda, fazer exercícios junto ao grupo. Houve dias também para sentar no chão e entre medidas e dobraduras, corta aqui, cola lá, se divertir com a criatividade em mãos. E que maravilhoso foi ver e ter tantos clubistas dispostos a colaborar nessa jornada! Entre equipe, parceiros, convidados e monitores, coordenamos de mais de 70 pessoas <3



















Houve ainda, infelizmente, problemas de divulgação que prejudicaram espaços de eventos, o que nos deixou por conta própria. Não foi dessa vez que conseguimos atingir grandes marcas de público, mas fica a nossa GRATIDÃO a todos que puderam comparecer e prestigiar os eventos. Não diminuímos em nada nossa qualidade por um contratempo desses. Aliás, cada reviravolta só representou união e crescimento, senão, mais aprendizados nesse ramo cultural.

O trio que você respeita

Obrigada por terem vivido esta experiência conosco. Obrigada àqueles que nos deixaram mensagens de carinho (muitas DMs!) e trocaram uma ideia conosco. Obrigada por cada apoiador (Óticas Diniz e Maracap!) que acreditou e botou fé na nossa proposta. Foi, enfim, um espaço que reuniu, que conectou, que inspirou. Isto podemos afirmar que fizemos – juntos. 

Ainda nos veremos em novas empreitadas.

 



 Fotos por Laísa Couto, Almiceia Diniz e outros colaboradores*


Kleris Ribeiro
Coordenadora de Mídias e Bastidores
Equipe CLM


Confira mais eventos do Clube
Confira mais eventos do Site Volts

Confira cliques no instagram #contextojovem (aqui)
Veja mais fotos (aqui)

Acompanhem-nos nas redes sociais
#clubedolivroma #maranhãodeleitores


Curta o Clube do Livro - MA no Facebook
Siga o @ClubedoLivroMA no Twitter e Instagram

Um comentário:

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.