18/08/2016

Projeto Literatura Mútua com Talita Guimarães em São Luís @tatguimaraes

Primeira edição do Projeto Literatura Mútua promove conversa entre escritores Talita Guimarães e Felipe Castro na Galeria Trapiche


Antes de ser escritor, pressupõe-se que o sujeito é um leitor. De letras, livros, números, cenas. Mundo. O olhar que a leitura suscita é o que interessa a esta série de encontros entre pessoas que escrevem, tendo seus textos publicados em livros ou na internet, não importando o suporte, mas a experiência de ler, escrever e ser lido. Nesse sentido, a primeira edição do projeto Literatura Mútua promove uma roda de conversa entre os escritores Talita Guimarães e Felipe Castro comentando seus livros Recorte! (2015) e A Centelha de Eros (2016), respectivamente, na próxima quarta-feira (24/08) a partir das 19h30 na Galeria Trapiche (Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração). A entrada é gratuita.

A roda de conversa reúne autores que são antes de tudo leitores, comentando como a leitura atravessa suas percepções humanas e influenciam em seus trabalhos. Que tipo de leitores são os escritores que estão produzindo atualmente? De que matéria se alimentam suas inspirações? São as questões que interessam ao projeto dialogar.

“A ideia é promover encontros em que os escritores comentem a leitura dos trabalhos um do outro, leiam seus trechos preferidos, troquem indicações de leitura com o público e incentivem o hábito de ler”, explica a jornalista Talita Guimarães, idealizadora do projeto. Com três edições previstas para acontecer entre agosto e outubro, o projeto será mediado pela autora de Recorte!, que receberá a cada terceira quarta-feira do mês um autor contemporâneo para conversa na Galera Trapiche. Em setembro, a conversa será com a escritora Sabryna Mendes, autora do romance Cafés Amargos (2015) e em outubro será a vez do escritor Jônatas comentar seus hábitos de leitura e escrita com Talita.

“A Galeria Trapiche, enquanto equipamento cultural municipal, está aberta e interessada em projetos dessa natureza, que estimulam o diálogo não somente com as artes visuais, nosso campo de atuação, mas também com outras linguagem artísticas, e essa transversalidade de linguagens inclusive que a literatura possibilita dentro do lúdico e da imaginação, estimula também a criação de trabalhos nas artes visuais. Além também de ser um projeto espontâneo de novos talentos da cidade”, afirma Camila Grimaldi, Coordenadora da Galeria Trapiche.

Além do diálogo sobre leitura, cabe a relevância das conversas sobre a literatura produzida atualmente pela nova geração de escritores maranhenses, cuja identidade literária não está mais vinculada primordialmente ao seu local de nascença, mas a uma série de fatores mais amplos e globais que os acessos à informação e conteúdo geram.


LITERATURA MÚTUA - Projeto literário sem fins lucrativos idealizado pela escritora e jornalista Talita Guimarães que visa reunir escritores contemporâneos publicados ou não, em rodas de conversa mensais em que ambos comentem os livros um do outro e suas experiência de leitura.

TALITA GUIMARÃES – Nasceu em São Luís-MA (1989), é jornalista e escritora. Autora de Recorte! (2015) e Vila Tulipa (2007), agraciado com Prêmio Odylo Costa, Filho no XXX Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís em 2006. Edita o blog Ensaios em Foco, escreve e ilustra crônicas às quintas-feiras para o Armazém de Cultura e desenvolve projetos para Cinema e TV Pública em São Luís-MA, onde reside. 

FELIPE CASTRO – Natural de Caxias-MA (1991), é estudante de Direito, compositor e aprendiz de Poeta. Autor e editor de A centelha de Eros, publicado em maio de 2016. Atualmente está em processo de gravação de seu primeiro disco.

Literatura Mútua
Roda de conversa com Talita Guimarães e Felipe Castro
Edição de agosto - dia 24, às 19h30, na Galeria Trapiche 
(próximo ao Terminal da Praia Grande)
Marque presença no link do evento.

#literaturamútua #dicadoclm #maranhãodeleitores
#culturamaranhense

Curta o Clube do Livro - MA no Facebook
Siga o @ClubedoLivroMA no Twitter e Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.
Seja bem-vindo e volte sempre!
Quer comentar e não tem conta?!
1- Escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).


CLUBE DO LIVRO MARANHÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.